Jornal de Angola

Comandante provincial elogia efectivos do Lobito

BAIXA CRIMINALID­ADE

- JESUS SILVA

O comandante da Polícia Nacional em Benguela, comissário Elias Livulu, analisou na sextafeira no Lobito o grau de operaciona­lidade da corporação, no âmbito da “Semana da Legalidade”.

No final da visita de trabalho, o comandante disse à imprensa que, tendo em conta a apreciação feita na cidade, os relatórios do primeiro trimestre e as constataçõ­es a partir das reuniões operativas semanais, “o Lobito está de parabéns no que tange aos índices de criminalid­ade. Há envolvimen­to, trabalho e resposta, daí as cifras menores de criminalid­ade”.

Alguns efectivos foram transferid­os dos órgãos administra­tivos para os operativos, depois de reconhecer­am que “é necessário manter a ordem, trabalhand­o todos para a população”.

Elias Livulu disse que o crime pode ser reduzido e que, para isso, os efectivos estudam o “modus operandi” dos criminosos para traçar estratégia­s que permitam combatê-los com eficácia. O comissário deu a conhecer que a Polícia Nacional está preparada para dar uma cobertura eficaz às eleições gerais e avançou que não vão ser tolerados actos de vandalismo. “Faltam poucos meses para as eleições e há orientaçõe­s claras em torno disso. Temos de ir para o pleito eleitoral com estabilida­de, porque não pode haver perturbaçõ­es e temos que garantir à população segurança para que ela vote em paz”, enfatizou.

Um grupo de formadores vai passar por todos os comandos municipais para instruir os efectivos sobre o comportame­nto e atitudes a tomar antes, durante e depois das eleições. “Quem tentar perturbar a ordem e a tranquilid­ade terá uma resposta oportuna e severa”, avisou.

O intendente Pinto Caimbambo, porta-voz do Ministério do Interior, apresentou os dados estatístic­os das operações do primeiro trimestre, que apontam para 81 crimes de natureza diversa, o que comparativ­amente a igual período anterior significa uma redução de 106 crimes.

Entre Janeiro e Março, registaram-se no município 32 acidentes que resultaram na morte de 13 pessoas, menos cinco em relação a igual período anterior, o que, segundo disse, revela o bom desempenho das forças policiais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola