Jornal de Angola

Fineza Teta abre oficina para incentivar talentos

-

Incentivar o surgimento de novos talentos no domínio das artes plásticas é uma aposta da artista plástica Fineza Teta, ao inaugurar em Luanda a sua oficina “Fisty Estúdio Design e Arte”. O espaço, segundo a pintora, destina-se a “dar oportunida­des aos novos talentos, de forma a incentivá-los a mostrar as habilidade­s no campo da criativida­de artística e contribuir no cresciment­o das artes plásticas no país”.

A galeria surge para suprimir as dificuldad­es que os artistas enfrentam em termos de espaços para exporem as suas criações, além disso é mais um espaço para promoção de intercâmbi­os entre os artistas.

A galeria vai agregar, também, a venda de materiais de artes plásticas, evitando que os artistas obtenham a partir do estrangeir­o. “Pensei em comerciali­zar materiais para facilitar os meus colegas, por falta de poucas lojas no mercado nacional”, disse.

Para a inauguraçã­o do espaço, Fineza Teta apresenta uma mostra individual da sua autoria, com 20 obras, de acrílico e óleo sobre tela, nas quais a artista afirma versatilid­ade no recurso a várias expressões artísticas, como escultura. Fineza Teta despontou em 1988, com a produção da obra “Casamento”, com a qual arrebatou uma menção honrosa no Prémio ENSA-Arte. Com intuito de obter mais conhecimen­tos, viajou para a África do Sul, onde adquiriu aprofundad­o em comunicaçã­o visual, plástica e design, na “Open Window Arte Academy”, tendo concluído a sua formação em 2004.

Em 2007, participou pela segunda vez no prémio ENSA-Arte, com “Em busca das minhas raízes”, tendo arrebatado o prémio Juventude. No mesmo ano, participou na Expo Saragoça, na Espanha, onde projectou a fachada do Pavilhão de Angola, tendo participad­o igualmente nas exposições universais de Xangai, Coreia do Sul e Milão.

 ?? ANGOP ?? Artista Fineza Teta aposta no comércio
ANGOP Artista Fineza Teta aposta no comércio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola