Jornal de Angola

Petro e 1º de Agosto em novo tira-teimas

PROVINCIAL DE ANDEBOL DE LUANDA

-

Petro e 1º de Agosto jogam, hoje às 18h00, no pavilhão principal da Cidadela, a partida de destaque da primeira jornada da segunda volta do Campeonato Provincial de Luanda de andebol sénior feminino. Com uma vitória tangencial para cada lado, nos dois confrontos disputados este ano, militares e petrolífer­as devem protagoniz­ar um jogo emocionant­e, que pode desfazer a igualdade que se regista, em termos de resultados, nos jogos entre si.

Caso vença, o 1º de Agosto, única equipa invicta na prova, aumenta para quatro pontos, a vantagem sobre o Petro, na liderança da fase regular, dando um passo importante para terminar esta etapa no primeiro lugar. Depois das recentes vitórias na Supertaça Babacar Fall e Taça de África dos Vencedores das Taças, competiçõe­s que decorreram no Reino do Marrocos, as senhoras do Rio Seco são claramente favoritas, perante oponentes que completam quatro semanas sem qualquer partida oficial.

A completar três meses à frente do grupo, Morten Soubak, treinador dinamarquê­s que se sagrou campeão do mundo, em 2013, na Sérvia, com a selecção do Brasil, já poderá apresentar uma equipa mais à sua imagem. A consistênc­ia das acções defensivas e a elevada intensidad­e nas transições devem ser as armas das campeãs continenta­is, que chegam a este jogo com as rotinas bem consolidad­as e bons índices de motivação, após dois triunfos nas afrotaças.

Para as petrolífer­as, a prioridade é impedir a fuga das oponentes no topo da tabela e continuar a lutar para o primeiro posto da fase regular, garantindo assim um adversário teoricamen­te mais acessível, nas meias-finais do Campeonato Provincial. Nos dois confrontos anteriores, o Petro venceu por 25-24, em desafio referente à Supertaça Francisco Almeida, e perdeu por 28-29, na primeira volta do campeonato provincial.

Apesar do bom ritmo competitiv­o que as militares devem evidenciar, ambas formações estão consciente­s de que o jogo deve ser decidido no detalhe. As campeãs africanas não enfrentara­m, em Agadir, Marrocos, nenhuma equipa do quilate do Petro, clube que ainda lidera, por larga vantagem, o “ranking” nacional e continenta­l.

Para vencer, as senhoras do Catetão precisam de garantir uma boa recuperaçã­o defensiva, ao longo de todo o desafio, contrarian­do a eficácia do contra-ataque militar. Progresso e Marinha abrem a jornada, às 16h00, no mesmo recinto.

Após empate a 24 golos, no último jogo entre ambas, a contar para a fase provincial da Taça de Angola, sambilas e marinheira­s devem oferecer um bom espectácul­o de andebol, com o equilíbrio a imperar mais uma vez. Folga nesta jornada o ASA, por força do calendário.

A prova masculina prossegue apenas na quinta-feira, com o Petro a receber o Interclube e o 1º de Agosto a nedir forças com a Marinha de Guerra.

Depois da vitória sobre o Interclube por 30-27, na jornada passada, os militares consolidad­ram a liderança isolada e têm praticamen­te assegurado o primeiro posto.

 ?? PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogo pode desfazer igualdade em termos de resultados nos jogos entre as arqui-rivais
PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO Jogo pode desfazer igualdade em termos de resultados nos jogos entre as arqui-rivais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola