Jornal de Angola

Jogo de velhas glórias prestigia homenagem

- ARMINDO PEREIRA |

Cerca de 80 figuras das velhas glórias do futebol angolano, que se destacaram entre os anos 60 e 80, como dirigentes, jogadores, árbitros e treinadore­s foram homenagead­os, ontem, com a medalha denominada “José Eduardo dos Santos”, pelo Movimento Nacional Espontâneo (MNE), a mais alta distinção daquela organizaçã­o.

O acto, que decorreu no Complexo Desportivo do Progresso Associação Sambizanga, contou com a presença do governador da província de Luanda, Higino Carneiro, do ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, além de responsáve­is de diferentes esferas sociais.

Com as bancadas completame­nte lotadas, a homenagem começou com uma partida de futebol entre velhas glorias do 1.º de Agosto e Petro de Luanda, os dois maiores emblemas do país. Apesar de já não apresentar­em o fulgor de tempos idos, os antigos craques ainda conseguira­m brindar o público com momentos de alguns recortes técnicos de bom nível e reavivar a memoria dos tempos áureos.

No intervalo da partida, aconteceu o momento mais alto. Higino Carneiro e Albino da Conceição precederam à entrega das medalhas e diplomas de mérito aos homenagead­os. Armando Machado, Luís dos Santos, Justino Fernandes, Abel Campos, Ndungidi Daniel, Arlindo Leitão, Jorge Mário Fernandes e Dionísio de Almeida, e tantos outros, receberam as distinções. Em declaraçõe­s à imprensa, o presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva considerou a iniciativa do MNE de “fantástica”, e que o seu elenco vai continuar a estimular actos do género, para homenagear aqueles que outrora deram muitas alegrias aos amantes do desporto-rei no país.

Por seu turno, os homenagead­os foram unânimes em dizer que se sentem honrados pela iniciativa do MNE, sobretudo por proporcion­ar o reencontro entre antigos colegas e adversário­s de ocasião. A partida de futebol terminou com vitória do 1.º de Agosto, por 3-1, com golos de Moíeis II, Dé e Lourenço, ao passo que Zico fez o tento de honra dos tricolores.

 ?? M MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ndungidi Daniel foi um dos distinguid­os
M MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO Ndungidi Daniel foi um dos distinguid­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola