Jornal de Angola

Angola domina prova disputada no Lubango

- ARÃO MARTINS |

A Selecção Nacional de Boxe, ao conquistar sete medalhas de ouro, seis em masculinos e uma em femininos, dominou o Campeonato Africano Zonal IV, disputado de 28 a 30 de Abril, na cidade do Lubango, província da Huíla.

Na prova, que contou apenas com a participaç­ão da África do Sul, Angola e Zimbabwe, com um total de 34 atletas, dos 180 inicialmen­te previstos, a selecção anfitriã (Angola), conquistou ainda cinco medalhas de prata, 2 em masculinos e 3 em femininos.

Com a vitória, Angola superou a África do Sul, até então campeã em título, que conquistou cinco medalhas de ouro, masculino (2) e feminino (3) e sete de prata (61), ocupando a segunda posição, seguida pelo Zimbabwe, com apenas duas medalhas de ouro (11) e duas de prata(1-1).

Domingo, último dia de disputa da prova, no Pavilhão Multiuso da Nossa Senhora do Monte, no Lubango, os combates foram dominados pela Selecção Nacional que, dos nove combates realizados, conquistou seis vitórias, sendo uma em femininos. O Zimbabwe venceu um e a África do Sul outro. Nos combates do último dia, em femininos nos 54 kg, Glória de Deus (Angola) venceu por decisão dividida Caroline Dube, do Zimbabwe, enquanto nos 75 kg, Mililisa Matanhire (Zimbabwe) suplantou, igualmente por decisão dividida, Bongiwe Colani, da África do Sul.

Já em masculinos, na final dos 49 kg, Miguel Kembo (Angola) superou Trade Nkomozabo (Zimbabwe). Nos 52 kg, Siyabulela Mphongshe (África do Sul) foi mais feliz, ao ganhar, por decisão unânime, Wiseman Tshuma, do Zimbabwe, enquanto nos 56 kg, o angolano Manuel André bateu, por decisão unânime dos juízes, Casper Mnkandla, do Zimbabwe.

Nos 60 kg, Francisco Gomes (Angola) precisou apenas de dois minutos para levar ao tapete, com banho de sangue na cara, Zibusiso Nyoni, do Zimbabwe. Nos 64 kg, Brendon Denes (Zimbabwe) superou Asanda Gingqi (África do Sul).

Outra proeza angolana foi protagoniz­ada por Raimundo Vidal e Menayami Mbimbi, que ganharam de forma convincent­e, nos 75 e 81 kg, respectiva­mente, aos pugilistas do Zimbabwe, Reeman Mabvongw e Clever Sithole. Francisco Gomes (Angola) foi indicado pela organizaçã­o como melhor pugilista da prova, enquanto a selecção do Zimbabwe foi considerad­a equipa fair-play.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola