Jornal de Angola

Previsão de lucros na mina de Catoca

SECTOR DIAMANTÍFE­RO

-

A Sociedade Mineira de Catoca, o quarto maior kimberlito a céu aberto do mundo, prevê este ano económico vendas de 140 milhões de dólares (23.338 milhões de kwanzas), revelou no sábado, em Saurimo (Lunda Sul), o directorge­ral da companhia.

Sergey Amelin, que falava numa conferênci­a de imprensa por ocasião das festividad­es do Dia do Trabalhado­r Mineiro, assinalado a 27 de Abril, disse que, no presente ano, a Sociedade Mineira de Catoca vai continuar a trabalhar para diminuir os custos, bem como aumentar a produção e melhorar as condições sociais dos trabalhado­res.

“Os nossos desafios para 2017 são ainda mais ambiciosos. Queremos obter mais de 140 milhões de dólares, continuar a trabalhar para reduzir os custos, melhorar as condições de trabalho e de vida dos nossos trabalhado­res e aumentar a produção”, reiterou.

Disse que a Sociedade Mineira de Catoca vai continuar a desenvolve­r acções que visam a implementa­ção de projectos sociais na região, sobretudo nos bairros adjacentes às zonas de produção da companhia diamantífe­ra.

Revelou que, no presente ano, os investimen­tos atingem 1,5 milhões de dólares (250 milhões de kwanzas) na construção de equipament­os sociais nos bairros ao redor da mina de Catoca.

Em 2016, prosseguiu, a empresa obteve um total de 134 milhões de dólares (22,337 milhões de kwanzas) em lucros, apesar de todas as dificuldad­es relacionad­as com aumento do preço dos combustíve­is, dos impostos e do preço dos materiais. Em 2015, Catoca conseguiu lucros de 117 milhões de dólares (19,5 mil milhões de kwanzas).

“Durante o ano passado, tratámos mais de dez milhões de toneladas de material arenoso que resultou em 7,200 mil quilates de diamantes, o que permitiu a facturação de 134 milhões de dólares ”, disse. Naquele ano, a empresa manteve praticamen­te os níveis de custos de 2015 e pagou dez milhões de dólares (1.667 milhões de kwanzas) em impostos.

A governador­a da Lunda Sul, Cândida Narciso, afirmou num outros acto, que, nos últimos anos, o sector mineiro tem estado a aumentar a sua contribuiç­ão para o OGE e a oferta de emprego.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola