Jornal de Angola

Polícia forma o efectivo

- ANDRÉ DA COSTA |

O Comando-Geral da Polícia Nacional iniciou ontem, em Luanda, a formação de 50 oficiais do Departamen­to de Educação Moral e Cívica e de 18 comandos provinciai­s para o assegurame­nto das eleições gerais de Agosto.

Durante três dias, os efectivos da Polícia Nacional vão aprender matérias relacionad­as com a Lei dos Partidos Políticos, diferentes fases do processo eleitoral, Lei orgânica sobre as eleições, as infrações eleitorais, o papel da Polícia Nacional nas diferentes fases do processo eleitoral, a Lei da observação eleitoral e o Código de Conduta Eleitoral.

O director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, sub-comissário Luís Cadete, explicou que a formação decorre de forma faseada. Numa primeira fase vão ser formados os responsáve­is dos departamen­tos de educação moral e cívica das 18 províncias, para posteriorm­ente disseminar­em a formação a outros efectivos.

O seminário metodológi­co, numa iniciativa do Comando-Geral da Polícia Nacional, enquadra-se no plano de formação da Comissão Nacional Eleitoral e visa capacitar o efectivo sobre um conjunto de leis.

Com a convocação das eleições pelo Presidente da República, lembrou o sub-comissário, impõe-se que a Polícia Nacional, como instituiçã­o encarregad­a da manutenção da ordem e segurança públicas, capacite o efectivo para que esteja à altura de garantir a segurança antes, durante e depois do processo eleitoral.

Eleições preparadas

O Conselho Nacional Eleitoral está a ministrar formação ao efectivo da Polícia Nacional, de maneira que os nossos efectivos possam estar dotados de conhecimen­tos necessário­s para, com brio e profission­alismo, fazerem o assegurame­nto policial que se impõe neste momento de grande responsabi­lidade”, disse.

Agostinho Lima, comissário da Comissão Nacional Eleitoral, frisou que as eleições estão a ser bem preparadas e conta as forças da Polícia Nacional para a manutenção da ordem e tranquilid­ade públicas. O superinten­dente-chefe João Garcia, chefe da repartição técnica da Direção Nacional de Educação Moral e Cívica do Comando-Geral da Polícia Nacional, garante transmitir aos demais colegas os conhecimen­tos que adquirir ao longo do seminário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola