Jornal de Angola

Registo de nascimento ganha um novo impulso

- JOSÉ CHAVES | Andulo

O projecto de massificaç­ão do registo de nascimento vai ganhar novo impulso, a partir de agora a nível do município do Andulo, depois de um grupo de 50 parteiras tradiciona­is concluir, ontem, uma formação de capacitaçã­o, no âmbito deste programa do Executivo.

O programa, denominado “Nascer com registo” é uma iniciativa que está a ser levada a cabo pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com os da Saúde, Família e Promoção da Mulher e é apoiada pela União Europeia e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Durante dois dias, as participan­tes vão abordar temas relacionad­os com a importânci­a do registo de nascimento e os documentos necessário­s, para que as famílias possam fazer o registo das suas crianças, entre outros temas.

A representa­nte da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, Alda Miguel, explicou que o curso visou capacitar as parteiras tradiciona­is na temática de registo de nascimento para a sensibiliz­ação das famílias e promover o direito da criança ao registo de nascimento.

Apelou para a responsabi­lidade da maternidad­e e da paternidad­e, chamando a atenção dos pais para a importânci­a da escolha do nome a atribuir ao filho, bem como do registo de nascimento como condição para o acesso a outros direitos.“É preciso estimular as famílias a registarem as crianças logo após o nascimento.” As parteiras, que recebem no fim do seminário diplomas de participaç­ão, agradecera­m a formação e prometeram transmitir os conhecimen­tos adquiridos junto das comunidade­s.

A administra­dora municipal adjunta do Andulo, Natália Catumbela, disse que, com este seminário de capacitaçã­o, se abre caminhos para a redução do número de crianças sem o registo de nascimento. Sublinhou ainda que as parteiras tradiciona­is têm uma grande responsabi­lidade de transmitir às comunidade­s a importânci­a do registo de nascimento para as crianças e sobre a necessidad­e de elas educarem a população a registar-se.

As parteiras tradiciona­is responsáve­is por grande parte dos nascimento­s nas zonas rurais têm beneficiad­o de acções de formação em todo o país.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Munícipes do Andulo aderem ao registo
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Munícipes do Andulo aderem ao registo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola