Jornal de Angola

Lito Graça dá show na Trienal

Percussion­ista do Semba Masters canta no Palácio de Ferro

-

O cantor, baterista e percussion­ista Lito Graça é a primeira proposta para os concertos do mês de Maio, na programaçã­o da III Trienal de Luanda. O concerto realiza-se hoje às 20 horas, no palco Ngola, no Palácio de Ferro, na Baixa de Luanda.

O músico vai fazer uma retrospect­iva das suas vivências musicais, que está assente na Música Popular Urbana Angolana (MPUA).

Deste modo, sucessos como “Retró”, “Kanjila” e “Gilberto” do reportório do Semba Masters fazem parte do alinhament­o com alguns clássicos nacionais e outras surpresas que o artista vai apresentar. No palco Ngola, Lito Graça na bateria e voz, vai ter o acompanham­ento de Texas (guitarra ritmo), Nelo Paim (teclado), Chico Santos (percussão), Chalana Dantas (percussão), Nelas do Som (guitarra solo), Carlitos Chiemba (baixo), Trícia e Raquel Lisboa (coro), tendo como convidado Matomona Sebastião (guitarra), líder do Ngoma Jazz.

De realçar que Lito Graça, com o apoio da Fundação Sindika Dokolo, coordenou o projecto de recuperaçã­o do Conjunto Ngoma Jazz que culminou com duas apresentaç­ões, sendo a segunda no Festival Zwá | Pura Música Mangop, mesmo evento que fez ressurgir a Banda Semba Mastars.

Outro feito do artista é que serviu de elo para que outros criadores de música de raiz actuassem na III Trienal. Esta vai ser a sua primeira actuação a título individual na III Trienal, depois das actuações com grupos e como instrument­ista. Salienta-se que o músico notabilizo­u-se com o tema “Retró” da Banda musical Semba Masters.

A música surgiu na vida de Lito Graça ainda enquanto criança, na Igreja Tocoísta, hoje um viveiro de muitos executante­s da Música Popular Angolana. Depois de passagens por pequenas formações, fez parte no país do Conjunto musical Os Facho, Os Megas da Rádio Nacional de Angola e pertence à Banda Semba Masters, formação que existe desde 1994 em Portugal.

 ?? DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cantor faz hoje no palco da Trienal uma retrospect­iva das suas vivências musicais que estão assentes na Música Popular Urbana Angolana
DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Cantor faz hoje no palco da Trienal uma retrospect­iva das suas vivências musicais que estão assentes na Música Popular Urbana Angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola