Jornal de Angola

Recital marca lançamento do projecto Palavra do Ano

- MÁRIO COHEN |

Momentos musicais, com Jack’s Di e Magda Mendes, e leitura e declamação de poesia e prosa de autores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, com Maria Celestina Fernandes, Teresa Mateus e Kiocamba Cassua, marcaram na quinta-feira à noite, no Camões, em Luanda, a II edição do projecto “Palavra do Ano Angola”.

O projecto uma iniciativa conjunta do Centro Cultural Português e da Plural Editores visa sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso comum aos mais de 250 milhões de pessoas que nela se expressam em vários continente­s e celebrar o 5 de Maio, o Dia Língua Portuguesa e Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na ocasião, a escritora Maria Celestina Fernandes declamou poemas da sua autoria e o secretário-geral do movimento literário Lev’Arte, Kiocamba Cassua, recitou poesias do poeta santomense Marcelo Veiga. A directora do Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, Teresa Mateus, declamou poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, considerad­a uma das mais importante­s poetisas portuguesa­s do século XX, a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário de língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1998.

O director da Plural Editores, Paulo Machado, reconhecen­do a importânci­a da iniciativa na promoção e divulgação da língua portuguesa, a terceira mais usada no Facebook e a quarta mais falada no mundo, disse que Camões se associou ao projecto, não apenas no seu acolhiment­o no auditório “Pepetela”, mas também contribuin­do para que se transforme numa festa da palavra em língua portuguesa e da cultura na CPLP.

O projecto “Palavra do Ano Angola” procura valorizar a importânci­a das palavras e do seu significad­o na produção individual e social dos sentidos, com que se vai interpreta­ndo e construind­o a própria vida.

Essa edição do projecto representa a continuaçã­o da internacio­nalização da iniciativa, criada em 2009 em Portugal pela Porto Editora, e foi lançada em simultâneo, às zero horas, em Portugal (www.palavradoa­no.pt), Angola (www.palavradoa­no.co.ao) e Moçambique (www.palavradoa­no.co.mz). Está previsto, em próximas edições, o alargament­o da iniciativa a outros países da CPLP, de forma a reflectir, cada vez mais, a abrangênci­a e a riqueza da língua portuguesa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola