Jornal de Angola

Terrorista é julgado em Paris

-

Um tribunal francês agendou para 6 de Junho a leitura da sentença do acto terrorista envolvendo André Rodrigues Mingas, que reivindico­u a autoria do atentado à selecção de futebol do Togo ocorrido em Cabinda.

Decorre em Paris o julgamento do caso do ataque à selecção de futebol do Togo, em território angolano, que causou dois mortos e 13 feridos, ocorrido a 8 de Janeiro de 2010, na véspera do início da Taça de África das Nações em futebol (CAN2'010), disputado em quatro cidades de Angola.

A Embaixada de Angola em França, em comunicado, na sexta-feira, disse que está a ser julgado pelo Tribunal de Grande Instância de Paris, 16.ª Câmara Correccion­al, o cidadão André Rodrigues Mingas, de nacionalid­ade francesa, natural da província de Cabinda, auto-intitulado chefe do estado-maior da Flec-PM, em virtude de ter reivindica­do a autoria pelo seu movimento do atentado terrorista.

O ataque ocorreu no princípio da tarde do dia 8 de Janeiro de 2010 em Cabinda, tendo sido atingido um autocarro que transporta­va a selecção togolesa, que viajava para disputar a prova continenta­l. Da acção resultou a morte de dois cidadãos togoleses e 13 feridos, entre togoleses e membros da Polícia Nacional que na altura escoltavam a caravana.

A 9 de Janeiro, a auto-intitulada Flec-PM, na voz do seu secretário-geral André Rodrigues Mingas, reivindico­u o atentado, a partir de França, onde reside, refere o comunicado.

O julgamento está a ser acompanhad­o pelo vice-procurador geral da República de Angola, Domingos André Baxe, e pelo embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário de Angola em França, Miguel Costa.

Esteve ainda presente como testemunha do acto o antigo guardarede­s da selecção togolesa Kodjovi Obilalé, gravemente ferido no decorrer do ataque terrorista que o deixou fisicament­e diminuído das duas pernas, caminhando somente com o suporte de canadianas. Este ex-internacio­nal togolês, perante o tribunal, afirmou que se não fosse a pronta intervençã­o da Polícia Nacional que os escoltava, a comitiva teria sido completame­nte massacrada. A sentença é lida no próximo dia 6 de Junho.

 ?? STEFAN KIEFER|AFP ?? Acção causou a morte de dois jogadores e deixou o guarda-redes a andar de canadianas
STEFAN KIEFER|AFP Acção causou a morte de dois jogadores e deixou o guarda-redes a andar de canadianas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola