Jornal de Angola

Governo reforça promoção dos direitos dos cidadãos

- ADELAIDE MUALIMUSI |

O Governo Provincial do Cunene vai continuar a se empenhar na promoção dos direitos e das responsabi­lidades das famílias para o desenvolvi­mento sustentáve­l da sociedade, assegurou o seu titular.

Kundi Paihama falava durante a abertura do XIX conselho provincial da Família, onde referiu que o governo vai continuar a defender as famílias com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Pacto Internacio­nal dos Direitos Civis e Políticos, assim como nos direitos económicos.

Reconheceu que as famílias desempenha­m um papel fundamenta­l na sociedade, embora subsistam no seu seio grandes desafios, em particular no que diz respeito a necessidad­e de moldagem de cada cidadão. A directora da Família e Promoção da Mulher do Cunene, Rosa Gaudêncio Bernardo, disse que o conselho visou assegurar a participaç­ão dos vários organismos do Estado e das diversas organizaçõ­es da sociedade civil, como as igrejas e as organizaçõ­es não-governamen­tais, na busca de soluções dos problemas que afectam a família.

Rosa Bernardo acrescento­u que as sessões ordinárias anuais do órgão iniciam com a realização dos conselhos municipais, para abordar os problemas da família, desde o município, e procurar aos vários níveis propor soluções adequadas e sustentáve­is. A directora da Família e Promoção da Mulher disse também que no encontro foram debatidos temas relacionad­os com os direitos e responsabi­lidades da família e do Estado na protecção social, sistemas de protecção social do Estado e seu alcance às famílias vulnerávei­s, as responsabi­lidades das famílias na protecção dos seus membros, incluindo na prevenção e combate à violência doméstica e agressões sexuais de menores.

Rosa Bernardo referiu que se pretende ainda continuar com o ciclo de reflexões que coloquem a família no centro das atenções no quadro das políticas públicas, de valorizaçã­o e do reforço das competênci­as e capacidade das instituiçõ­es e organizaçõ­es a vários níveis, que lidam com a defesa dos direitos e das responsabi­lidades das famílias.

 ?? VENANCIO AMARAL |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador promete mais atenção às famílias
VENANCIO AMARAL |EDIÇÕES NOVEMBRO Governador promete mais atenção às famílias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola