Jornal de Angola

Encontro ressalta causas da separação das crianças

-

Os conflitos familiares e a pobreza são os principais factores que favorecem a separação das crianças, concluíram na sexta-feira, em Luanda, os participan­tes no Encontro Nacional de Capacitaçã­o de Quadros do Instituto Nacional de Criança (INAC).

O comunicado final do evento revela que apesar da insuficiên­cia de dados estatístic­os sobre a violência contra a criança, o INAC tudo faz para proteger os menores com base nas leis de protecção aos menores. O encontro recomendou o redobrar de esforços para a criação de redes de protecção dos direitos da criança em todos os municípios e comunas do país. Foi recomendad­o que os integrante­s dessas redes sejam definidos de acordo com as instituiçõ­es representa­das nas regiões.

“As redes de protecção devem desenvolve­r acções de sensibiliz­ação das famílias para o registo civil das crianças, de modo a garantir o seu direito à cidadania angolana”, refere o comunicado final do encontro.

No Encontro Nacional de Capacitaçã­o de Quadros do Instituto Nacional da Criança, o primeiro do género, foram abordados temas como “Estrutura do Sistema de Protecção da Criança em Angola”, “Políticas e Programas de Protecção”, “Papel da Rede de Protecção e Promoção dos Direitos da Criança”, entre outros.

Participar­am no certame, que doravante vai ser realizado anualmente, técnicos dos departamen­tos ministeria­is da Educação, Justiça e Direitos Humanos e Assistênci­a e Reinserção Social.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A socializaç­ão proporcion­ada pela escola contribui para a unidade e coesão das famílias
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO A socializaç­ão proporcion­ada pela escola contribui para a unidade e coesão das famílias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola