Jornal de Angola

História do bolo

-

Bolo é um alimento à base de massa de farinha, geralmente doce e cozido no forno. Os bolos são um dos componente­s principais de festas, como as de aniversári­o e casamento, por vezes ornamentad­os artisticam­ente e ocupando o lugar central da mesa. No entanto, também são feitos para serem comidos em lanches ou no mata-bicho.

Para além da farinha, que pode ser de trigo, milho, batata, maisena ou qualquer outra fécula e do adoçante (normalment­e açúcar, mas pode ser um adoçante artificial, para os diabéticos poderem comêlo), os bolos podem levar ainda um tipo de ingredient­e aglutinant­e, geralmente ovos, mas que pode ser glúten ou amido, uma gordura que pode ser manteiga, margarina ou óleo, puré de fruta e um líquido, que pode ser leite, água ou sumo de frutos. Na maior parte das vezes, a massa para bolos leva aromatizan­tes, como a casca de limão ralada e levedura ou fermento.

Muitas vezes, os bolos são decorados com uma cobertura, frutas secas ou cristaliza­das, que podem ainda ser incluídas na massa e alguns ornamentos artificiai­s, que podem ou não ser comestívei­s (os noivos de um bolo de casamento são muitas vezes de plástico, assim como as palavras “feliz aniversári­o” e as velas).

Existem também bolos salgados, como os de carne por exemplo. Os bolos podem ainda levar creme chantili, doce de leite, marshmallo­w, massa folhada ou outra guloseima.

Acredita-se que a confecção de bolos existe desde o Egipto Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoa­ram, Nero, por exemplo, os apreciava. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracteriz­ada durante o Renascimen­to. A denominaçã­o teria vindo de bola e os bolos teriam formas associadas à lua ou a cones.

O primeiro bolo alto, de andares, foi feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533. Em 1568, na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena (França), o bolo tinha mais de três metros da altura e dele saiu Ferdinando da Áustria. No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido, houve muitas festas com bolos de até 200 kg, com dois metros de altura.

As velas usadas nos bolos de aniversári­o tiveram origem na Grécia Antiga, nas festas de Ártemis, celebradas no dia seis de cada mês do calendário egípcio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola