Jornal de Angola

Morreu o Wiza autor de “Mpasi”

- FRANCISCO PEDRO |

As mortes de familiares, amigos, colegas, vizinhos e pessoas conhecidas, fazem-nos recordar bons momentos que tivemos em companhia deles. A triste notícia da morte do cantor Wiza, ocorrida sexta-feira, em Luanda, não foge à regra...

Segundo uma fonte, em declaraçõe­s à agência Angop, João Sildes Bunga, de nome artístico Wiza, depois de um “mau estar” súbito, foi levado a um hospital de Luanda onde acabou por falecer, uma semana depois da morte do seu pai.

Wiza gostava de conduzir motas rápidas. Muitas vezes, após prolongada­s noites de convívio em actividade­s culturais, na Baixa de Luanda, garantia o meu regresso para o musseque Rangel onde eu vivia. Esta é uma das boas recordaçõe­s que tenho do autor de “Mpasi”, sem deixar de enumerar as surpresas que nos brindava em palco quer como intérprete e instrument­ista quer como dançarino. Numa das entrevista­s que concedeu ao Programa “Diálogos Culturais”, da III Trienal de Luanda, defendeu que a formação académica é deveras importante, porque dá luzes ao cantor ou instrument­ista, mas que não fique preso aos ensinament­os da escola, para evitar limites de criativida­de. “A minha música também é comercial, aliás, toda a música é comercial, tudo carece de tempo para que o público consumidor se acostume à semelhante das produções de consumo imediato”, defendia.

 ?? FRANCISCO BERNARDO |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Wiza morreu em Luanda vítima de doença
FRANCISCO BERNARDO |EDIÇÕES NOVEMBRO Wiza morreu em Luanda vítima de doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola