Jornal de Angola

1.º de Agosto domina provas

Tricolores e sambilas devem protagoniz­ar jogo equilibrad­o

-

As equipas seniores masculina e feminina de andebol do 1.º de Agosto confirmara­m esta semana o seu ascendente nos campeonato­s provinciai­s de Luanda, consolidan­do a liderança da fase regular. Depois da vitória por 27-25, sobre o Petro de Luanda, terça - feira, as campeãs africanas golearam o ASA (32-16), na quinta feira assegurand­o antecipada­mente o primeiro posto da primeira etapa da prova, a duas jornadas do final.

As comandadas do dinamarquê­s Morten Soubak não encontrara­m grandes dificuldad­es, face à jovem equipa aviadora que resistiu apenas durante os primeiros 15 minutos de jogo. Com o contraataq­ue a funcionar em pleno, o 1.º de Agosto avolumou o resultado, com naturalida­de.

Noutro encontro da jornada, o Petro venceu a Marinha de Guerra, por 28-23, após favoráveis 16-11 ao intervalo. A jogar em casa, as marinheira­s, comandadas por João Diogo “Docas”, deram excelente réplica às petrolífer­as, mantendo sempre a incerteza em relação ao resultado final, diante de oponentes teoricamen­te superiores.

Em masculinos, os comandados de Filipe Cruz cilindrara­m, quinta-feira, a Marinha de Guerra por 31-16, na penúltimo jogo da terceira volta, mantendo-se isolado no topo da classifica­ção.

Depois de um início fulgurante, onde conseguira­m liderar a prova, ao cabo da primeira volta, os marinheiro­s, orientados por Nelson Catito, estão claramente a atravessar um mau momento, somando derrotas nos três últimos jogos.Depois da derrota diante do 1.º de Agosto, na jornada anterior, o Interclube, liderado por Alexandre Machado “Careca”, foi ao Catetão vencer o Petro por expressivo­s 34-25, resultado inesperado, face às boas prestações dos petrolífer­os nas partidas mais recentes.

O campeonato feminino prossegue, nesta terça - feira, as 17h30, com o Petro receber o Progresso, no Catetão. Meia hora antes, ASA e Marinha de Guerra jogam no Quartel-General do Exército, numa jornada em que as líderes descansam por força do calendário. Petrolífer­as e sambilas devem protagoniz­ar um jogo equilibrad­o, com as emoções à flor da pele, tendo em conta que muitas jogadoras do Progresso alinharam pelo Petro, no passado recente.

Orientadas pelo ex - internacio­nal António Costa, as sambilas atravessam um bom período, tendo conseguido a qualificaç­ão para a fase nacional da Taça de Angola. A importante vitória, na jornada anterior, sobre a Marinha de Guerra (34-32), deve servir de tónico para um bom desempenho, num prélio em que geralmente os conjuntos se equiparam, apesar do favoritism­o petrolífer­o.

O equilíbrio deve ser igualmente nota dominante no jogo entre ASA e Marinha de Guerra. A fuga ao último lugar da classifica­ção é preocupaçã­o das aviadoras, enquanto as marinheira­s batem-se por garantir, antecipada­mente, a qualificaç­ão à fase seguinte.

 ?? NUNO FLASH|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa do Interclube é o grande opositor dos “militares” na disputa do título luandense
NUNO FLASH|EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa do Interclube é o grande opositor dos “militares” na disputa do título luandense

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola