Jornal de Angola

Indicadore­s semelhante­s na disputa da eliminatór­ia

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

A disputa, esta época, das meiasfinai­s dos “play-off” referentes à 39.ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, BIC-Basket, encontra paralelism­o com as do ano passado, onde no final da terceira partida o Petro de Luanda vencia o 1.º de Agosto, por dois a um na eliminatór­ia a melhor de cinco jogos.

Em vantagem na série, os petrolífer­os, às ordens de Lazare Adingono, sabem que têm de manter os níveis de concentraç­ão próximos da perfeição, para não voltarem a sofrer novo revés.

Vencedores no primeiro encontro, por categórico­s 101-93, os militares comandados tecnicamen­te por Ricard Casas estão avisados e consciente­s de que não existem épocas e jogos iguais. Por isso, são obrigados a encarar o encontro de quarta-feira, às 18h00, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela, como se do desafio para atribuição do título se tratasse.

Contrariam­ente à época passada, os integrante­s das duas equipas, exceptuand­o contrataçõ­es pontuais, são praticamen­te os mesmos, incluindo os treinadore­s. Este ano, a formação do Eixo Viário não conta com o contributo de qualquer atleta estrangeir­o. Já o conjunto do Rio Seco têm à disposição o dominicano naturaliza­do norte-americano, Emanuel Amauris “Manny Quezada”.

Quezada esteve ao serviço dos tricolores, eternos rivais desportivo­s dos rubros e negros, durante dois anos. Sexta-feira, no Pavilhão Victorino Cunha, os internacio­nais angolanos, do Petro, Reggie Moore e Gerson Gonçalves “Lukeny”, com 24 e 20 pontos, foram os melhores cestinhas do jogo.

Pelo 1.º de Agosto evidenciar­am-se os bases Manny Quezada e Hermenegil­do Santos “Gildo”, com 15 pontos.

A vitória de Adingono e pupilos, por 89-82, permitiu elevar para cinco o número de triunfos esta época no nacional maior da bola ao cesto. Antes, Leonel Paulo, capitão dos petrolífer­os, e colegas tinham ganho por 97-86, 93-90, 8981 e 94-91.

Já os triunfos de Joaquim Gomes “Kikas” e Armando Costa, capitão e sub dos militares, foram por 95-88 e 101-93.

Em perspectiv­a estão dois grandes jogos por disputar, envolvendo as duas equipas mais tituladas do basquetebo­l “doméstico”, pois juntas somam 30 campeonato­s conquistad­os.

 ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Casas é obrigado a vencer na quarta-feira
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Casas é obrigado a vencer na quarta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola