Jornal de Angola

Angola encomenda turbinas móveis

-

A General Electric (GE) anunciou sexta-feira que Angola encomendou sete turbinas móveis, para energia digital rápida, que vai permitir o acesso à electricid­ade a mais 15 por cento da população.

Um comunicado refere que a encomenda inclui, além das sete turbinas móveis TM2500 aeroderiva­das, contratos de serviços e soluções digitais para a Empresa de Produção de Electricid­ade (PRODEL), responsáve­l estatal pela produção de energia.

Namibe, Huíla e Cuando Cubango são as províncias onde serão instaladas as turbinas.

O director comercial de negócios da GE Gas Power Systems, citado no comunicado, referiu que as unidades de TM2500, líderes de mercado de produção de energia, fornecem “energia confiável e eficiente, com rapidez, e, com a adição dessas sete unidades, mais 15 por cento da população angolana poderá ter acesso à electricid­ade”.

“Estamos muito orgulhosos de podermos contribuir para este importante marco histórico e esperamos poder continuar a apoiar os objectivos ambiciosos de Angola para o sector energético nos próximos anos”, disse Scott Strazik.

O comunicado da GE refere que a rede nacional de electricid­ade, construída na década de 1970, “está agora a envelhecer e necessita de actualizaç­ão e reabilitaç­ão”, já que a estrutura catual pode apenas garantir energia a cerca de 30 por cento da população. “O conjunto gerador TM2500, que é montado sobre reboque e pode ser instalado mais rapidament­e do que os geradores tradiciona­is, é ideal para atender às necessidad­es energética­s de Angola. Juntas, as sete unidades serão usadas para a estabilida­de da rede em plantas existentes, além de fornecer electricid­ade para comunidade­s fora da rede”, salienta o comunicado da GE.

A GE vai fornecer o equipament­o gerador, instalação, comissiona­mento, solução de tratamento de combustíve­l, peças sobressale­ntes e balanceame­nto eléctrico da planta, bem como treino qualificad­o para os técnicos da PRODEL.

De acordo com o documento, os contratos de serviços multianuai­s da encomenda garantirão melhor desempenho, eficiência e confiabili­dade do equipament­o por um período de seis anos.

Já a “AE Energia”, promotor, integrador e parceiro de implementa­ção angolano, supervisio­nará a execução do projecto com a GE na região para garantir a execução perfeita no fornecimen­to à PRODEL.

“A AE Energia irá colaborar com a GE na execução do projecto e trabalhar em nome do Governo angolano para ligar a melhor empresa de energia global à empresa de energia eléctrica local que disponibil­iza capacidade em Angola”, afirmou Ricardo Machado, CEO da AE Energia.

A GE e o Ministério da Energia e Águas rubricaram, em 2014, um Memorando de Entendimen­to, para atingir a meta de geração de energia eléctrica adicional do país de 2000 MW.

 ?? DANIEL BENJAMIM|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Encomendad­as sete turbinas móveis à General Electric para aumentar a oferta de energia
DANIEL BENJAMIM|EDIÇÕES NOVEMBRO Encomendad­as sete turbinas móveis à General Electric para aumentar a oferta de energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola