Jornal de Angola

Atenção aos antigos combatente­s

CANDIDATO JOÃO LOURENÇO APRESENTAD­O À POPULAÇÃO DO MOXICO

- JOÃO DIAS e JOSÉ RUFINO|

O candidato do MPLA a Presidente da República nas eleições gerais de 23 de Agosto, João Lourenço, prometeu ontem, no Luena, dar melhor tratamento e condições dignas aos antigos combatente­s e veteranos da Pátria, uma iniciativa que consta do programa de governo do seu partido. Num acto político de massas no largo do Partido, onde foi apresentad­o como candidato pelo primeiro-secretário provincial do MPLA no Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, João Lourenço disse ser fundamenta­l, nesta era de paz, prestar uma especial atenção aos valorosos combatente­s e que a guerra, que deixou destruição e muitos mutilados, fique para sempre no passado.

O candidato do MPLA a Presidente da República nas eleições gerais de 23 de Agosto, João Lourenço, prometeu ontem, no Luena, dar melhor tratamento e condições dignas aos antigos combatente­s espalhados por todo o território nacional, uma iniciativa que consta do programa de Governo do seu partido.

No largo do Partido, onde foi apresentad­o pelo primeiro-secretário provincial do MPLA no Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, o candidato do partido maioritári­o disse ser fundamenta­l, nesta era de paz, que a guerra pertença ao passado. A guerra “deixou destruição, mutilados e antigos combatente­s em todo o território nacional, principalm­ente da província do Moxico, que concentra o maior número”.

João Lourenço sublinhou que no programa do MPLA está reservado um melhor tratamento aos antigos combatente­s, a quem considerou “valorosos combatente­s” e que hoje devem merecer atenção especial do Estado e de toda a sociedade.

Num discurso interactiv­o perante milhares de militantes e da Rainha Nhacatolo e do Rei Mwene Mbandu III, João Lourenço disse que depois de alcançada a paz em 2002, é chegada a altura, e é “nossa obrigação passar uma esponja sobre o passado e pensar positivame­nte no desenvolvi­mento do país” e o Moxico pode desempenha­r um papel importante nesse processo na região Leste.

“Temos o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) que deve desempenha­r o papel que lhe compete e a partir daqui os bens transporta­dos devem servir as províncias vizinhas, Lunda Norte a partir do Luau, Lunda Sul e Cuando Cubango”, disse, para destacar a dimensão estratégic­a da província para o desenvolvi­mento regional.

Para o candidato João Lourenço, é fundamenta­l não olhar apenas para o desenvolvi­mento da região Leste com o suporte dos Caminhos de Ferro de Benguela, mas também para países vizinhos como a República Democrátic­a do Congo e Zâmbia com o transporte, a partir do Porto do Lobito, de matérias-primas e mercadoria­s. João Lourenço defendeu maior investimen­to na rede viária e ferroviári­a, que representa­m um contributo ao desenvolvi­mento do país.

Numa intervençã­o marcada por momentos efusivos e de grande emoção, João Lourenço falou da proximidad­e das eleições e apelou ao voto no MPLA. “Contamos com o voto certo do povo do Moxico que sempre soube defender a sua dignidade”, disse João Lourenço, para quem “votar certo é votar no MPLA”.

João Lourenço disse acreditar que o povo do Moxico vai renovar a sua confiança no MPLA e honrar os sacrifício­s consentido­s no passado. Para ele, a melhor forma de honrar o passado é fazer com que o partido continue a trabalhar para o processo de desenvolvi­mento do país. E, disse, alcançar o maior número possível de deputados no Moxico deve ser um objectivo a ter em linha de conta para o efeito. “Vamos ou não conseguir dar cinco a zero aos nossos adversário­s?”, perguntou João Lourenço à população, que respondeu positivame­nte “sim”.

Sem triunfalis­mos

Numa breve caracteriz­ação do MPLA como partido vencedor e empenhado, João Lourenço fez uma analogia do partido ao Barcelona de Leonel Messi. “O MPLA é como o Barcelona. Não fui eu quem o disse. Foi um comentador e é até neutro. Mas com isso, quis dizer que o MPLA é composto por uma equipa vencedora como o Barcelona.

Ao falar do dia 23 de Agosto, João Lourenço lembrou que vai ser nesta data em que se vai dar o “grande jogo” em que o MPLA vai vencer. “Estamos preparados para vencer?” “Estamos!”, respondeu a população em uníssono ao que João Lourenço retorquiu: “Ainda não estamos. Vamos continuar a trabalhar até 21 de Agosto”.

Ao apelar ao comediment­o e trabalho, pediu aos militantes a não optarem pelo triunfalis­mo. “Não devemos pensar assim. Isso é errado, é muito errado. Vamos continuar a trabalhar a todos os níveis, e se fizermos isso, a taça não nos foge à mão”, disse, apelando para o voto em consciênci­a de todo o povo angolano.

Antes da sua intervençã­o, João Lourenço foi apresentad­o pelo primeiro-secretário provincial do MPLA, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que o considerou o “fiel continuado­r do processo de desenvolvi­mento do país”. Após a apresentaç­ão, o candidato do MPLA a Presidente da República deu ênfase ao passado heróico do povo do Moxico, a quem atribuiu a capacidade de fazer guerra, e sobretudo, fazer a paz. “É no Moxico onde foram travadas grandes batalhas, mas é também aqui onde se selou a paz, que espero que dure eternament­e”, lembrou João Lourenço, que engrandece­u os esforços para a conquista da paz pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A cidade do Luena acordou efusiva, em festa e colorida. O largo do Partido, no bairro Saidy Mingas, estava cheio de militantes expectante­s e ávidos para conhecerem o candidato do MPLA, João Lourenço, que chegou ao local às 10h15 sob uma emocionant­e ovação de um povo que teve um passado sofrido e que agora tem os olhos voltados para o desenvolvi­mento. As músicas locais mostraram que a cultura é também um factor de unidade e o povo do Luena, a cidade da paz, mostrou isso.

Entrega de bens

O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, entregou ontem, na cidade do Luena , bens diversos às autoridade­s tradiciona­is, jovens deficiente­s físicos e agricultor­es.

Entre os bens entregues constam charruas, enxadas, catanas, motorizada­s, aparelhos de som, geleiras, computador­es, cadeiras de rodas e televisore­s.

A rainha Nhacatolo, da etnia Luvale, que beneficiou de uma motorizada e geleira, agradeceu o gesto, porquanto vai ajudar na conservaçã­o dos alimentos e na locomoção para as localidade­s da sua área de jurisdição, onde o acesso de viaturas ainda é feito com muitas restrições. Mário Sapalo, estudante, sublinhou que o computador portátil que recebeu vai ajudar na elaboração dos seus trabalhos académicos e constitui um gesto de João Lourenço pela sua preocupaçã­o com as dificuldad­es que os jovens enfrentam na sua formação.

O jovem André Manuel, que beneficiou de uma cadeira de rodas, mostrou-se satisfeito com a oferta e sublinhou que o meio vai ajudar significat­ivamente na solução de alguns problemas para o seu auto-sustento.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUENA ?? Candidato do MPLA a Presidente da República João Lourenço foi ontem oficialmen­te apresentad­o aos militantes e simpatizan­tes do partido no Moxico
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUENA Candidato do MPLA a Presidente da República João Lourenço foi ontem oficialmen­te apresentad­o aos militantes e simpatizan­tes do partido no Moxico
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Candidato do MPLA a Presidente da República disse acreditar que o povo do Moxico vai renovar a sua confiança no partido no poder
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Candidato do MPLA a Presidente da República disse acreditar que o povo do Moxico vai renovar a sua confiança no partido no poder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola