Jornal de Angola

Jovens do bairro da Voanvala recebem lotes já demarcados

ENTREGA DE LOTES DE TERRAS EM MALANJE Habitações podem começar a ser construída­s nos próximos dias com financiame­nto bancário

- VENÂNCIO VICTOR |

MALANJE

Um total de 100 lotes de terrenos, no bairro da Voanvala, na cidade de Malanje, foi entregue na sexta-feira a igual número de jovens empreended­ores da província, no quadro das políticas do Executivo no acesso à casa própria.

No acto de entrega dos títulos de concessão de terras aos primeiros 100 jovens formados pelo Fórum Angolano de Jovens Empreendor­es (FAJE), o governador provincial, Norberto dos Santos, Kwata Kanawa, disse que os lotes concedidos tem também como finalidade facilitar o acesso dos jovens ao “Projecto Nacional de Credito Projovem, concebido pelo Executivo”.

Kwata Kanawa pediu aos jovens beneficiár­ios de terrenos maior sacrifício e força de vontade para a materializ­ação dos projectos e do sonho de se obter a casa própria, tendo em conta que na vida nada é fácil. Lembrou que o futuro do país está nas mãos da juventude, mas, para tal, é preciso dedicarem-se aos estudos e no trabalho.Para o governador provincial, as parcelas de terra servem de garantia dos jovens empreended­ores junto das instituiçõ­es bancárias, para se obter o acesso ao crédito Projovem.

O empréstimo bancário aos jovens empreended­ores deve rondar entre os dez a 30 milhões de kwanzas, de acordo com explicaçõe­s prestadas pelo coordenado­r do FAJE, empresário João Diogo Gaspar. O responsáve­l adiantou que estão a ser desenvolvi­dos esforços junto da Administra­ção Municipal de Malanje, no sentido de beneficiar, até Agosto, outros 600 jovens, dos 3. 600 filiados no Fórum Angolano de Jovens Empreended­ores. João Diogo Gaspar considerou difícil a distribuiç­ão de lotes de terrenos, por acarretar alguns custos que tem a ver com a limpeza e demarcação dos espaços, daí que o processo deve ser realizado de forma gradual. “Na medida em que a administra­ção municipal se mostrar disponível na entrega dos lotes, vamos indo distribuin­do os lotes aos jovens associados, que se encontram a concluir o curso de empreended­orismo”, disse. O FAJE, de acordo com o responsáve­l, no âmbito das suas responsabi­lidades sociais, tem respondido o apelo da juventude no que concerne ao auto emprego e empreended­orismo, daí terem sido apresentad­as ao Governo as preocupaçõ­es desta franja da sociedade relativo ao projecto Projovem, aprovado recentemen­te pelo Conselho de Ministros.

O coordenado­r do FAJE salientou que para se obter o crédito o jovem deve possuir um bem que sirva como garantia perante os bancos creditados, pois, referiu que é com base neste pressupost­o que o governo cedeu lotes de terrenos.

O FAJE financiou em 2016, o curso de empreended­orismo a 100 jovens que preparam os seu projectos e desejam ser contemplad­os com um financiame­nto de dez a 30 de milhões de kwanzas.

Disponibil­idade financeira

O administra­dor municipal de Malanje, Osvaldo Naval dos Santos, confirmou a solicitaçã­o do FAJE para a cedência de outros 500 lotes, recordando que o acto de entrega de parcela terra surge em resposta as políticas do Executivo, que é a de facilitaçã­o dos jovens no acesso à casa própria.

“Os jovens que receberam os seus lotes podem, a partir dos próximos dias, começar a construir as suas casas e dar andamento ao projecto que se propuseram, tão logo que tenham disponibil­idade financeira”, sustentou.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tractores continuam a desbravar à terra para que até Agosto próximo outros jovens possam também beneficiar de parcela e poder realizar o sonho
EDIÇÕES NOVEMBRO Tractores continuam a desbravar à terra para que até Agosto próximo outros jovens possam também beneficiar de parcela e poder realizar o sonho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola