Jornal de Angola

“Não tenho receio em considerá-lo um astro da música”

-

Filho de Paulo José Chiemba e de Adelaide Abrantes Garrido José , Carlos Manuel Abrantes José, Carlos Chiemba, nasceu em Malanje, Bairro da Maxinde, no dia 14 de Maio de 1962.

Começou a tocar guitarra na sua terra natal e hoje é conhecido nos meios musicais como um dos baxistas mais competente­s e conceituad­o na execução do semba. Foi nesta perspectiv­a que, em Julho de 2016, Nelo Paim, irmão mais novo do cantor e compositor, Eduardo Paim, reconhecen­do o talento de Carlos Chiemba, seu amigo, escreveu o seguinte sobre o perfil artístico do baixista, em nota tornada pública: “O grande senhor Carlos Chiemba é, para mim, o homem que modernizou a forma de tocar a guitarra baixo no nosso semba. Cada vez mais, este senhor vai inovando as técnicas de execução do semba, na sua guitarra baixo. Carlos Chiemba merece a nossa humilde e sincera vénia por tudo o que fez e ainda vai fazendo pela Música Popular Angolana, em particular o nosso semba, enquanto instrument­ista e produtor musical”.

Na condição de baixista e Director musical da banda do Yuri da Cunha, Carlos Chiemba participou, entre outros eventos, no Festival de Santa Maria, Ilha de Sal, República de Cabo Verde, em Dezembro de 2016.Companheir­o do Lito Graça desde os tempos de cumpriment­o do serviço militar, Carlos Chiemba fez parte da Banda Kussundolo­la e do Semba Master’s. Eis o seu depoimento sobre o Lito Graça: “Conheci o Lito Graça nos anos oitenta no tempo em que servíamos o país, como militares, nas gloriosas FAPLA, Forças Armadas Populares de Libertação de Angola. O nosso contacto foi evoluindo, e, rapidament­e, fui reconhecen­do nele um enorme talento para a arte. Depois fiquei encantado com a excelência do seu perfil como músico, ou seja, a sua dimensão como cantor, compositor e baterista de referência nacional. Para quem não sabe, Lito Graça é um trabalhado­r incansável e tem muitas boas ideias que vão contribuir, tenho a certeza, para o desenvolvi­mento da boa Música Popular Angolana.

Resumindo é um irmão e bom camarada das batalhas diárias da vida musical. Não tenho receio de considerá-lo um astro da nossa música”. Carlos Chiemba, baixo, acompanhou o concerto do Lito Graça, bateria e voz , no passado Sábado, com uma banda de instrument­istas selecciona­dos constituíd­a por, Texas, guitarra ritmo, Nelo Paim, teclas, Chico Santos e Chalana Dantas, percussão, Nelas do Som, guitarra solo, Trícia e Raquel Lisboa, coros, e Matumona Sebastião do extinto conjunto, Ngoma Jazz, guitarra, como convidado especial. No concerto, Lito Graça interpreto­u os seguintes temas: “Totoanguem­ba”, “Seria”, “Gilberto”, “Guerrilhei­ro”, “Amizade”, “Semba lamba”, “Mana”, “Njila ya Kwaku”, “Mbanda yó mbanda”, “Belita” e “Kamacove”.

 ?? CLÁUDIO TAMBUE|TRIENAL DE LUANDA ?? Baxista Carlos Chiemba participou em vários projectos musicais com o baterista Lito Graça
CLÁUDIO TAMBUE|TRIENAL DE LUANDA Baxista Carlos Chiemba participou em vários projectos musicais com o baterista Lito Graça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola