Jornal de Angola

Emissão de dívida em moeda chinesa

-

Portugal analisa a emissão de dívida pública em moeda da China, yuan, a fim de alargar “a base de investidor­es e atrair financiame­nto”, disse no domingo em Pequim o ministro das Finanças do país europeu, Mário Centeno, no final de uma visita de três dias à China.

O ministro português manteve reuniões ao longo da sua estada na capital chinesa com responsáve­is do Banco Popular da China, o banco central, do Banco Industrial e Comercial da China, Banco da China, Banco Agrícola da China e Banco Postal de Poupanças da China.

Mário Centeno adiantou à imprensa portuguesa que o seu país pode vir a ser o primeiro da Europa a emitir dívida pública em Yuan, possibilid­ade que está dependente da evolução das notações de risco atribuídas pelas grandes agências de notação financeira.

A Moody’s, Standard & Poor´s e Fitch Ratings atribuem à dívida soberana de Portugal a notação de risco a longo prazo de “lixo”, que significa que os títulos emitidos são altamente especulati­vos não tendo qualidade de investimen­to.

A agência Moody’s informou na sexta-feira ter mantido a notação de risco soberano de Portugal em “Ba1”, com perspectiv­a estável, estando a próxima avaliação agendada para 1 de Setembro.

A acompanhar Mário Centeno estiveram a presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, Cristina Casalinho e o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Costa Novo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola