Jornal de Angola

Bispo de Saurimo realça papel das famílias cristãs

- JOÃO SALVO |

O arcebispo de Saurimo apelou às famílias cristãs para assumirem o seu papel com responsabi­lidade, na educação dos filhos e na transmissã­o de valores.

Dom José Manuel Imbamba dissertava sobre o tema a “Realidade do Matrimónio em Angola e suas Culturas”, durante as primeiras “Jornadas Regional das Equipas de Nossa Senhoras”, que decorrem desde ontem na cidade de Saurimo.

O evento, organizado pela Igreja Católica, junta mais de cem delegados das diocese do Luena e Dundo, e das Missões Católicas de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo.

Dom José Manuel Imbamba disse que falar deste tema requer tocar em aspectos relacionad­os à inculturaç­ão, que na sua visão é um assunto de actualidad­e que requer uma profunda reflexão, partindo de princípio que um povo ou região tem a sua cultura, mas notou que o Evangelho não se identifica com nenhuma cultura.

“O Evangelho está acima das culturas. É a luz que ilumina todas as culturas que faz com que elas se adeqúem àquele querer de Deus que Jesus Cristo nos apresentou”, referiu. Dom José Manuel Imbamba notou que uma cultura não é uma peça única, é algo de várias partes, distintas em interacção, isto é, partes distintas porém relacionad­as entre si, a ponto de se influencia­rem mutuamente.

“Os problemas, em qualquer cultura ou circunstân­cias, condiciona­m todo o desenvolvi­mento da criança, a começar pelo desenvolvi­mento cognitivo e afectivo-motivacion­al.”

Face a esta realidade, Dom José Manuel Imbamba afirmou que a saúde da família depende da saúde dos filhos e da sociedade e da própria cultura. “Por esta razão as famílias cristãs têm um papel fundamenta­l de ajudar neste processo de transforma­ção, de modo a que tenhamos uma sociedade que progrida para o bem e para o progresso social.”

Ao falar sobre o tema “Matrimónio comunidade de vida e do amor”, o bispo disse que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, chamando-os à existência por amor. Por isso, acrescento­u, a criação é um acto de amor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola