Jornal de Angola

Elisal promete melhoria na recolha de lixo

Higino Carneiro pede à nova direcção profission­alismo e responsabi­lidade

- ANA PAULO |

A nova direcção da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) prometeu ontem trabalhar para melhorar o sistema de recolha dos resíduos sólidos na via pública.

Na cerimónia de tomada de posse do primeiro conselho de administra­ção da Elisal, o seu presidente, Manuel Caterça disse que a empresa vai trabalhar no município do Cazenga em harmonia com o novo modelo de limpeza da província de Luanda.

“Estamos a pretender evoluir também para o nível de aproveitam­ento gradual dos resíduos sólidos, com a perspectiv­a de produção de geração de energia”, frisou.

Manuel Caterça apelou às outras empresa de saneamento básico da província para contribuír­em da melhor forma possível na limpeza e higiene.

Aos cidadãos, o presidente do conselho da administra­ção da Elisal sugeriu a educação contínua no manuseamen­to do lixo.

O primeiro conselho de administra­ção da Elisal foi empossado ontem pelo ministro da Economia, Abrahão Gourgel, em cerimónia testemunha­da pelo governador da província de Luanda, Higino Lopes Carneiro.

Nomeado por despacho presidenci­al n.º 1210/17 de 21 de Abril, para um mandato de cinco anos, Manuel Caterça passa a ser o primeiro presidente do conselho de administra­ção da empresa.

Como administra­dores executivos foram empossados Manuel Marta, Garcia Alberto de Almeida e Ana Maria Bento Jeremias. Para a função de administra­dores não-executivos foram empossados Domingos Ferreira dos Santos Neto e Manuel Miguel de Carvalho. Ao intervir no acto Abrahão Gourgel pediu aos quadros empossados um bom desempenho no exercício das suas funções e recomendou rigor na gestação da empresa.

O governador provincial de Luanda, Higino Lopes Carneiro, pediu ao conselho de administra­ção da Elisal para dirigir a empresa com profission­alismo, responsabi­lidade e dedicação. “Esperamos que correspond­am profission­almente ao papel que cada um desempenha na empresa e que sejam uma referência no âmbito das diferentes empresas públicas existentes no país”, recomendou o governador Higino Carneiro.

Para Higino Carneiro, no caso particular de Luanda, a Elisal é uma empresa circunscri­ta na capital, mas de modo algum deixa de desempenha­r de ponto de vista profission­al e funcional perante as instituiçõ­es, que têm a responsabi­lidade de acompanhar e fazer avaliação do desempenho de cada uma das empresas públicas.

Higino Carneiro lembrou, ao s presentes que o novo conselho assinou um compromiss­o de responsabi­lidade da confeciona­ria para Luanda, e vai estar a par de outras empresas também contratada­s pelo governo.

A Elisal não só está a trabalhar apenas no município do Cazenga, como também presta serviços em outros território­s da província de Luanda.

Por esta razão, Higino Carneiro apelou para que se fortaleça ainda mais e que seja uma grande estrutura de referencia.

A Elisal era gerida apenas por directores e no último ano por uma comissão de gestão.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Conselho de Administra­ção da Elisal empossado ontem tem enormes desafios pela frente para garantir a limpeza da cidade
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Conselho de Administra­ção da Elisal empossado ontem tem enormes desafios pela frente para garantir a limpeza da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola