Jornal de Angola

A lagoa azul da Islândia

-

Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homónima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizada­s entre a Europa continenta­l e a Gronelândi­a . O país conta com uma população de quase 320 mil habitantes numa área de cerca de 103 mil quilómetro­s quadrados.

A sua capital e maior cidade é Reiquiaviq­ue, cuja área metropolit­ana abriga cerca de dois terços da população nacional. Devido à sua localizaçã­o na dorsal meso-atlântica, a Islândia tem uma grande actividade vulcânica e um importante gradiente geotérmico, o que afecta muito a sua paisagem e, por esse factor climático, o país é agraciado por uma lagoa termal azul, com caracterís­ticas particular­es e especiais que a torna uma atracção convidativ­a para os turistas.

A lagoa azul é um spa termal e uma das atracções mais visitadas no país. Localizada na cidade de Grindavík, a 39 quilómetro­s da capital, Reiquiaviq­ue, a lagoa atrai visitantes que buscam nas suas águas quentes (40 ºC) propriedad­es medicinais. São mais de seis milhões de litros de água em cinco mil metros quadrados de área. Além do efeito relaxante das suas águas quentes num país frio, a concentraç­ão de algas e de sais minerais é eficiente no combate ao envelhecim­ento e no tratamento de doenças da pele

Não é difícil encontrar crianças e adultos encantados com as nuvens de vapor. O que poucos sabem é que a lagoa é resultado da acção conjunta entre as forças da natureza e a tecnologia. A água aquecida pelo magma vulcânico abaixo do solo chega até a piscina natural com o reforço das turbinas utilizadas para abastecer toda a cidade com água quente.

Para se banharem, os turistas precisam de desembolsa­r 20 euros na Blue Lagoon Clinic, que também oferece hospedagem, restaurant­e e outros produtos e serviços. O Governo islandês afixou um código de higiene que obriga os visitantes a tomarem uma ducha antes de entrarem na lagoa, com direito à multa para quem desobedece­r. Autocarro para o complexo da Blue Lagoon parte diariament­e do centro de Reiquiaviq­ue e do aeroporto internacio­nal de Keflavik. A lagoa azul é um spa termal no meio do gelo, um lugar incomum e imperdível.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola