Jornal de Angola

Portugal divulga verbas para projectos

-

O Instituto do Cinema e Audiovisua­l (ICA), em Portugal, anunciou estarem disponívei­s 18,5 milhões de euros, para apoiar projectos submetidos a concurso este ano, cujas inscrições estão abertas desde ontem.

De acordo com o ICA, há um aumento de 23 para 25 programas de apoio financeiro e um acréscimo de 122 mil euros, comparando com a verba disponibil­izada no ano passado. Entre os diferentes programas, o ICA destaca a abertura do concurso de apoio à produção de longa-metragens de animação, com um milhão de euros, e de novos ciclos de apoios plurianuai­s.

Comparando os planos de 2016 e de 2017, verificam-se alguns cortes de verbas em concursos de apoio à produção de cinema e um aumento no apoio à distribuiç­ão e exibição. O programa de apoio aos novos talentos e primeiras obras em longa-metragem de ficção conta com um milhão de euros, quando em 2016 eram 2,5 milhões.

O programa geral para produção de longa-metragens de ficção, que em 2016 somava 4,2 milhões de euros repartidos em três subprogram­as, terá 2,4 milhões. O apoio automático nesta categoria passa também de 950 mil euros para 665 mil. O apoio à distribuiç­ão de Portugal de filmes apoiados pelo ICA ganha este ano mais 150 mil euros, totalizado 350 mil.

Dos novos ciclos plurianuai­s, referidos pelo ICA, fazem parte um programa de apoio à formação de públicos nas escolas, com 540 mil euros, e outro de promoção internacio­nal de obras nacionais e associaçõe­s do sector, com 570 mil euros, destinados ambos a repartir por três anos.

No programa específico “Divulgação e promoção internacio­nal de obras nacionais”, foram alocados 430 mil euros, mais 180 mil euros do que em 2016.

O protocolo luso-brasileiro e o fundo luso-francês mantêm os mesmos valores de 2016, com 300 mil dólares (cerca de 275 mil euros, ao câmbio de hoje) e 400 mil euros.

O calendário referente a 2017, que deveria ter sido publicado em Outubro passado, refere que todas as datas de abertura e encerramen­to dos concursos e as verbas orçamentad­as para cada programa de apoio, vai da escrita de argumento à finalizaçã­o de obras, do apoio à distribuiç­ão ao apoio à exibição em circuitos alternativ­os.

As verbas utilizadas nestes programas provêm da cobrança, por parte do ICA, da taxa de subscrição às operadoras de televisão e da de exibição, que incide sobre a publicidad­e exibida nas salas de cinema, em televisão e em meios audiovisua­is. A publicação do calendário e da declaração de prioridade­s foi adiada sucessivam­ente, porque a tutela estava a rever a alteração da regulament­ação da Lei do Cinema e Audiovisua­l e aguardava a publicação das portarias de Extensão de Encargos por parte do Ministério das Finanças.

Um dos pontos de alteração da regulament­ação da lei do sector é a nomeação de júris para os concursos e, como não houve ainda consenso em relação a essa matéria, os concursos de 2017 não serão ainda abrangidos pelas alterações.

 ?? DR ?? Cineasta Ivo Ferreira em destaque
DR Cineasta Ivo Ferreira em destaque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola