Jornal de Angola

Museu Europeu em França

-

O Memorial “ACTe, Caribbean Center of Expression­s and Memory of the Slave Trade and Slavery”, em Guadalupe, França, é o Museu Europeu do Ano 2017, segundo um comunicado divulgado, sábado, pelo Fórum Europeu de Museus.

O museu foi selecciona­do pela Comissão de Cultura da Assembleia Parlamenta­r do Conselho da Europa (APCE), numa reunião realizada em Paris, em Dezembro do ano passado. De acordo com a relatora do prémio, a italiana Adele Gambaro, este “museu notável, deslumbran­te e inovador enquadra-se precisamen­te nos critérios do Conselho da Europa”.

“Inicialmen­te concebido como um memorial, o museu tornou-se não só um lugar vivo e dinâmico para a memória do tráfico transatlân­tico de escravos e da escravidão, ligando a África, a Europa e as Américas, mas constitui também uma comemoraçã­o da resiliênci­a dos seres humanos. Promove a tolerância e abre de forma criativa perspectiv­as para o futuro”, como consta da página do Fórum Europeu de Museus na Internet.O júri elogiou ainda os princípios fundadores do museu, cujo papel é tornar o acto de lembrar um meio de produzir uma nova sociedade, com o objectivo de fornecer ferramenta­s intelectua­is para a luta contra as consequênc­ias sociais e societais da escravidão, como o racismo, exclusão social, desigualda­de e formas contemporâ­neas de violação dos direitos humanos.

A abordagem interdisci­plinar inclui o recrutamen­to e a formação de pessoal local, a fim de criar um sentimento de pertença e apropriaçã­o no bairro muito desfavorec­ido de Carénage. As horas de abertura tardias tornam ainda o museu num animado centro de artes vivas e um local de encontro para a população local, lê-se ainda na página daquele fórum na Internet.

Da lista dos 46 museus nomeados para o prémio, três eram portuguese­s, designadam­ente o Museu de Leiria, o Museu do Dinheiro, em Lisboa, e o News Museum, em Sintra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola