Jornal de Angola

Escritor Ondjaki anima em Ottawa Dia do Português

-

O escritor angolano, Ndalu de Almeida, de nome artístico Ondjaki, foi o autor convidado para abrilhanta­r a noite cultural promovida, na cidade de Ottawa, no Canadá, pelas embaixadas de Angola, Brasil e Portugal, em comemoraçã­o do 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e das Culturas dos Países da Comunidade Lusófona (CPLP).

Acompanhad­o pelos músicos brasileiro, Marcelo Magdaleno, e português, Renato Diz, Ondjaki procedeu à leitura de alguns versos de Ana Paula Tavares, da portuguesa, Sophia de Mello Breyner, e do brasileiro, Herbert Helder, num espectácul­o designado “Sobre o mar”.

Antes da declamação da poesia de Ana Paula Tavares, “O corpo lavrado” - uma espécie de carta endereçada a um poeta moçambican­o - Ondjaki fez referência às simbologia­s encerradas na lírica desta poetisa nascida na província da Huíla. Ondjaki deliciou igualmente os presentes, ao entoar a música Malaika (meu anjo, em português) da consagrada cantora sul-africana, Miriam Makeba, cantada em suaíli.

O evento, que decorreu no auditório da Universida­de de Ottawa, contou com a presença de chefes das missões diplomátic­as dos países membros da CPLP com residência no Canadá, nomeadamen­te Angola, Brasil e Portugal, e de outros convidados.

Na abertura, o embaixador do Brasil no Canadá, Denis Sousa Pinto, exaltou a expansão da lín-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola