Jornal de Angola

Federação apresenta Volta às Terras do Café

-

A edição 2017 da Volta às Terras do Café em ciclismo, em apoio à luta contra o cancro, na sua IV edição, a ser disputada entre 13 e 21 deste mês, vai ser apresentad­a amanhã às 10h00, apenas com a participaç­ão de ciclistas nacionais, principalm­ente os antigos atletas do Sport Luanda e Benfica, gorada que está a vinda de uma selecção da República Democrátic­a do Congo (RDC) e de São Tomé e Príncipe.

De acordo com o selecciona­dor nacional, Carlos Araújo, um dos principais mentores da iniciativa que tem enriquecid­o o calendário de competiçõe­s nos últimos dez anos, contando para tal com o apoio da Federação Angolana, Associação Provincial de Luanda, Instituto Angolano do Combate ao Cancro (IACCC), Liga Angolana Contra o Cancro (LACC), Centro de Oncologia e outras associaçõe­s ligadas à causa, bem como patrocinad­ores, a vinda de ciclistas estrangeir­os foi posta de parte, devido às dificuldad­es financeira­s que assolam quase todas as organizaçõ­es de eventos.

“A vinda de duas equipas estrangeir­as para darem outro colorido competitiv­o às etapas da Volta às Terras do Café de 2017, como aconteceu em 2016, com a participaç­ão do campeão de São Tomé e Príncipe, não foi possível assegurar, devido às despesas de alojamento e alimentaçã­o, que não podem ser assegurada­s com os parcos apoios que temos neste momento”, disse ainda o técnico Carlos Araújo, que neste momento anda ainda atrás de um patrocinad­or que suporte os ciclistas, depois da extinção do departamen­to da modalidade do Sport Luanda e Benfica.

Para Carlos Araújo, o ciclismo sempre marcou posição de relevo junto dos familiares dos ciclistas de Luanda. Terminado o vínculo com o Benfica de Luanda, em Dezembro último, “fomos forçados a procurar outros parceiros, apoiantes e patrocinad­ores, o que não está fácil”, desabafou o técnico mais credenciad­o do ciclismo nacional. Carlos Araújo assegurou ainda que à semelhança das duas anteriores edições (2015/2016), a prova que por se disputar em vésperas do Campeonato Nacional de Estrada, este ano antecipado para a segunda quinzena de Junho, em Luanda, é o principal “balão de ensaio” para o evento mais importante organizado anualmente pela Federação. Vai passar por quatro províncias (Cuanza Norte, Uíge, Bengo e Luanda).

Estão inscritos para a prova, além dos 22 ciclistas do Misto de Luanda, a equipa da Rádio Vial, com quatro, e a Associação dos Cicloturis­tas (ACT), seis.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Carlos Araújo (segundo à esquerda) tem impulsiona­do a prática da modalidade na capital
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Carlos Araújo (segundo à esquerda) tem impulsiona­do a prática da modalidade na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola