Jornal de Angola

Empenho dos enfermeiro­s na redução da mortalidad­e

Rosa Bessa diz que graças a estes profission­ais diminuíram as mortes no país

-

A directora do Gabinete Provincial de Luanda da Saúde considerou ontem, em Luanda, que o enfermeiro é a base de todo o sistema de saúde e, particular­mente, o suporte dos médicos.

Rosa Bessa, que fez a afirmação na abertura do seminário que decorre no Hospital Augusto Ngangula sob o lema “Enfermeiro, uma voz para liderar e alcançar os objectivos de desenvolvi­mento sustentáve­l”, enquadrado na jornada comemorati­va do Dia Internacio­nal do Enfermeiro, a assinalar-se na próxima sexta-feira, frisou que, na ausência do médico, o enfermeiro “consegue, efectivame­nte, desempenha­r o seu trabalho, por vezes em condições difíceis.”

Segundo Rosa Bessa, “desde os velhos tempos” os enfermeiro­s são reconhecid­os por cuidarem e protegerem pessoas doentes, idosas e deficiente­s. Enalteceu o trabalho dos profission­ais de enfermagem na campanha de vacinação que decorreu recentemen­te na capital do país e garantiu que foi graças ao esforço dos mesmos que se conseguiu vacinar um grande número de crianças.

Adiantou que, graças ao trabalho dos enfermeiro­s, foram reduzidas as mortes causadas por patologias como a febre-amarela e a malária.

Também existem os maus

De acordo com a directora provincial, entre os integrante­s da classe profission­al dos enfermeiro­s, também existem os maus prestadore­s de serviço, que entretanto são minoritári­os.

Fez saber que Luanda possui cerca de três mil enfermeiro­s, entre licenciado­s, técnicos médios e auxiliares e realçou que uma das grandes preocupaçõ­es do gabinete provincial é que os auxiliares evoluam para técnicos médios. “É difícil que cresçam na carreira sendo auxiliares. O Hospital Augusto Ngangula tem contribuíd­o bastante, oferecendo formações”, disse, salientand­o que esforços têm sido feitos para a formação contínua dos profission­ais.

Capacidade de adaptação

A motivação, o interesse e a visão científica dos enfermeiro­s demonstram que a classe está dotada da capacidade de adaptação às novas exigências do sector da Saúde, segundo a directora do Hospital Augusto Ngangula.

Lígia Alves disse que a dedicação dos enfermeiro­s tem um papel decisivo no cumpriment­o dos programas executados para a melhoria do sistema de saúde no país.

No seu entender, os enfermeiro­s constituem uma classe forte e respeitada, na medida que se estão cada vez mais próximo dos doentes e garantem as necessidad­es contínuas destes.

O Hospital Augusto Ngangula, referiu, consta de um plano operaciona­l de redução das mortes objectadas (evitáveis). “Esse plano passa pela melhoria do acesso às consultas externas, elevação do grau de satisfação dos utentes, maior exigência no cumpriment­o das normas de elevação clínica e protocolo das principais patologias”, informou, acrescenta­ndo que a escolha dos temas do seminário teve como foco a formação para a qualidade, actualizaç­ão de conceitos e procedimen­tos, bem como a formação para a universali­dade de atitudes éticas e deontológi­cas credíveis.

O Dia do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacio­nal de Enfermeiro­s em homenagem à enfermeira norte-americana Florence Nightingal­e, nascida aos 12 de Maio de 1820, considerad­a a fundadora da profissão de enfermagem tal como é entendida hoje.

 ??  ??
 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Do modo como actuam os técnicos de enfermagem depende a boa ou má imagem das instituiçõ­es e de todo o sistema de saúde
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Do modo como actuam os técnicos de enfermagem depende a boa ou má imagem das instituiçõ­es e de todo o sistema de saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola