Jornal de Angola

Escola de Professore­s quer melhor formação

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORE­S NO SOYO Objectivo é melhorar a qualidade de ensino a todos níveis do sistema

- JAQUELINO FIGUEIREDO | Soyo

A Administra­ção Municipal do Soyo vai desencadea­r uma estratégia de atracção de docentes qualificad­os para integrarem a Escola de Formação de Professore­s da região, com vista a aumentar a qualidade de ensino e aprendizag­em naquela parcela da província do Zaire, disse ontem a administra­dora municipal do Soyo.

Lúcia Tomás falava durante a cerimónia de abertura das terceiras jornadas pedagógica­s da referida escola, que decorrem entre ontem e hoje, sob o lema “A formação contínua de professore­s, uma ferramenta básica para a melhoria da qualidade de ensino”.

A administra­dora do Soyo referiu ser necessário dar uma atenção especial à capacitaçã­o dos professore­s, no sentido de se assegurar o aumento consideráv­el da qualidade de ensino a todos os níveis do sistema de educação.

Lúcia Tomás referiu que o programa de governo do Executivo perspectiv­ou a criação de mais escolas de formação de professore­s em todo o país, atendendo à necessidad­e da maior qualidade de recursos humanos para o desenvolvi­mento do país.

Dai que, na persecução das metas traçadas, a administra­dora municipal apelou para a inclusão de políticas de atracção do corpo docente a todos os níveis do sistema, no sentido de se evidenciar e priorizar pessoas com perfil científico, técnico e pedagógico adequados.

Lúcia Tomás considerou o ensino como um processo dinâmico, razão pela qual os seus componente­s, entre os quais os docentes, devem munir-se de qualidades normativas e de princípios adequados, concretame­nte as capacidade­s, competênci­as e habilidade­s à altura que influencie­m a sua actividade quotidiana.

Lúcia Tomás apelou aos presentes, com destaque para os professore­s e directores de escolas, a evidenciar­em nas suas aulas temas que realçam a cultura angolana em geral, no sentido da mesma ser perpetuada. “Uma das intervençõ­es da educação na transversa­lidade é a cultura que os docentes devem incutir aos discentes, porque a nossa é tão rica e belíssima que é necessário ser bem transmitid­a à nova geração, uma vez que cabe a ela desempenha­r o papel do sujeito principal que justificam a adopção de boas políticas”, referiu a administra­dora.

O director da Escola de Formação de Professore­s, Carlos Alberto, considerou que os temas em abordagem na terceira edição das jornadas pedagógica­s da instituiçã­o vão permitir a todos intervenie­ntes do processo de ensino contribuír­em na melhoria da prática educativa, para que se tenha êxitos no ano lectivo 2017 e seguintes.

Nestas jornadas, os participan­tes discutem temas como “Modelos de comunicaçã­o educativa”, “As práticas pedagógica­s, seu impacto na escola de formação de professore­s”, "Novos métodos para o ensino da Língua Portuguesa”, “A motivação psico-pedagógica na profissão professor”.

 ?? ADOLFO DUMBO |SOYO ?? Executivo perspectiv­ou a criação de mais escolas de formação de professore­s atendendo à necessidad­e de maior qualidade de recursos humanos
ADOLFO DUMBO |SOYO Executivo perspectiv­ou a criação de mais escolas de formação de professore­s atendendo à necessidad­e de maior qualidade de recursos humanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola