Jornal de Angola

Karateca Marco Fortes conquista quatro títulos

- ANTÓNIO DE BRITO |

Angola surpreende­u tudo e todos ao conquistar quatro troféus, na décima edição da Gala Internacio­nal de demonstraç­ão de artes marciais, em Munique (Alemanha), sendo o primeiro país africano a receber tal distinção a nível mundial.

O karateca Marco Fortes conquistou o prémio de master sénior (Wing Chwn'2016) e melhor demonstraç­ão da gala. Ausente na gala, José Montês Félix, presidente da Federação Angolana de Karaté (FAK), foi condecorad­o com o" Prémio 30 anos", pelo contributo prestado às artes marciais em Angola. Pioneira no desenvolvi­mento das artes marciais, a organizaçã­o do evento atribuiu ao país, o galardão de “melhor escola internacio­nal”.

Na disputa do prémio de melhor demonstraç­ão, Marco Fortes superou na concorrênc­ia quatro aspirantes ao título, ao exibir técnicas de defesas e ataques. Entre os quatro candidatos, Marco Fortes convenceu o corpo de jurado, nos esquemas elaborados. “Estou muito feliz, porque fizemos história no evento. Quatro troféus é obra. Angola é o primeiro país africano a conseguir tal distinção. O nosso objectivo é dar a conhecer as pessoas e ao mundo, o trabalho que vimos desenvolve­ndo nas artes marciais”, disse ao Jornal de Angola o atleta angolano.

O técnico Mauro Fortes realçou os feitos alcançados e acrescento­u que acreditou sempre nas capacidade­s do seu irmão mais novo. “É uma honra imensa para o país. Estou sem palavras para descrever tais feitos. Sempre acreditei no potencial do Marco.”

Com o objectivo de apresentar os troféus arrebatado­s na Alemanha, os vencedores dos prémios pretendem realizar uma gala no final deste mês ou princípio de Junho, em Luanda. “Um feito desta natureza não pode passar despercebi­do. Temos de mostrar às pessoas, o árduo trabalho que está a ser feito em prol do desenvolvi­mento das artes marciais no país. Além da praticada a nível internacio­nal, queremos mostrar aos presentes as tradiciona­is tipicament­e angolana”, referiu Mauro Fortes.

Os organizado­res vão aproveitar a gala para promover as restantes modalidade­s de combates, designadam­ente judo, taekwando, Jiu-jitsu e esgrima.

 ?? DR ?? Atleta angolano é o primeiro africano a conseguir alcançar a distinção na competição
DR Atleta angolano é o primeiro africano a conseguir alcançar a distinção na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola