Jornal de Angola

Putin pede unidade contra o terrorismo

FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Aniversári­o da derrota do nazismo assinalado na Rússia e em toda a Europa

-

O Presidente russo, Vladimir Putin, apelou ontem à unidade internacio­nal para lutar contra as ameaças como o terrorismo e disse que a Rússia está disposta a cooperar nesta tarefa, no seu discurso durante o desfile do Dia da Vitória contra os nazis, informou a agência de notícias Efe.

“Para uma luta efectiva contra o terrorismo, o extremismo, o neonazismo e outras ameaças, é necessária a unidade de toda a comunidade internacio­nal. Nós estamos abertos a essa cooperação”, afirmou Putin na emblemátic­a Praça Vermelha de Moscovo.

O Chefe do Estado russo sublinhou que as Forças Armadas do país estão preparadas para repelir qualquer ameaça, da mesma forma que fizeram durante a II Guerra Mundial contra a Alemanha nazi, e que “nenhuma força poderá dominar” o povo russo.

Perante os mais de dez mil militares em formação antes do início do desfile, Vladimir Putin prestou homenagem aos veteranos da II Guerra Mundial, conhecida na Rússia como a Grande Guerra Pátria, ao completar o 72.° aniversári­o da derrota do nazismo.

O Presidente russo lembrou “o sacrifício” dos milhares de soldados soviéticos durante a guerra, que causou 26 milhões de mortes em todos os povos da antiga União das Repúblicas Socialista­s Soviética (URSS), e disse que as lições da guerra obrigam a estar alerta. O Dia da Vitória contra os agressores nazis é celebrado a nove de Maio e é uma das principais festividad­es na Rússia, quando o país mostra o seu poderio militar.

O Ministério russo da Defesa anunciou o início do desfile mas a exibição da Força Aérea foi suspensa devido às más condições meteorológ­icas, apesar de desde segunda-feira à noite aviões equipados dispararem compostos químicos contra as nuvens sobre Moscovo para dissolvê-las e melhorar o mau tempo.

 ?? YURI KOCHETKOV / POOL ?? Presidente russo Vladimir Putin foi à Praça Vermelha de Moscovo e homenageou os veterenos da Grande Guerra Pátria no Dia da Vitória
YURI KOCHETKOV / POOL Presidente russo Vladimir Putin foi à Praça Vermelha de Moscovo e homenageou os veterenos da Grande Guerra Pátria no Dia da Vitória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola