Jornal de Angola

Moon Jae-In é o Presidente

-

O antigo advogado especializ­ado na defesa dos direitos humanos Moon Jae-In venceu ontem, com grande vantagem, as eleições presidenci­ais na Coreia do Sul, indicam pesquisas à boca das urnsa, segundo a AFP.

Moon, grande favorito nas pesquisas e candidato do Partido Democrátic­o, de centro-esquerda, obteve 41,4 por cento dos votos, de acordo com uma pesquisa de três canais de televisão.

O político conservado­r Hong Joon-Pyo ficou muito atrás, com 23,3 por cento dos votos, seguido pelo centrista Ahn Cheol-Soo (21,8 por cento).

A Comissão Eleitoral Nacional (NEC) da Coreia do Sul anunciou que a participaç­ão nas eleições presidenci­ais no país foi a mais alta num pleito deste tipo em 20 anos, com 77,2 por cento. O dado é o maior desde que em 1997 foi superada pela última vez a marca de 80 por cento em eleições presidenci­ais, e está um ponto e meio acima da cifra das eleições de 2012, que tiveram uma participaç­ão de 75,8 por cento.

Os dados apontam o interesse dos sul-coreanos por comparecer às urnas para escolher o novo Presidente por causa do escândalo de corrupção da “Rasputina”, que há seis meses começou a levar milhões de cidadãos às ruas para pedir a renúncia da Presidente conservado­ra Park Guen-hye, envolvida num processo de corrupção.

O caso motivou a primeira convocação de eleições antecipada­s na história da Coreia do Sul, depois da destituiçã­o de Park em Março pelo Tribunal Constituci­onal.

A antiga governante, que cumpre prisão preventiva e pode apanhar uma pena de prisão perpétua, é acusada de criar uma rede de tráfico de influência­s com a amiga Choi Soon-sil, conhecida como “Rasputina”, pela influência sobre Park, que supostamen­te ganhou milhões de dólares provenient­es de subornos a empresas.

 ?? ED JONES|AFP ?? Advogado especializ­ado na defesa dos direitos humanos venceu com grande vantagem
ED JONES|AFP Advogado especializ­ado na defesa dos direitos humanos venceu com grande vantagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola