Jornal de Angola

Rebeldes shebab mataram soldados

-

Rebeldes do grupo Al Shabab atacaram ontem uma remota base militar da Somália a noroeste da capital Mogadíscio e mataram vários soldados, confirmara­m as autoridade­s locais e militantes do grupo rebelde.

O Al Shabab, que realizou diversos ataques na região nos últimos anos, disse que tomou o controlo de toda a cidade de Goofgaduud. “Nós capturámos Goofgaduud. Matámos 16 soldados na batalha”, disse o porta-voz de operações militares dos rebeldes shebab. Autoridade­s do Governo e do Exército não foram capazes de confirmar imediatame­nte a tomada de Goofgaduu, que fica aproximada­mente a 250 quilómetro­s a noroeste de Mogadíscio.

“Os rebeldes shebab atacaram a nossa base em Goofgaduud de manhã e emboscaram outras forças que foram enviadas para reforço”, disse Mohamed Aden, uma autoridade militar da região. “Nós perdemos ao menos sete soldados e um veículo militar foi queimado”, afirmou à Reuters. O ataque reivindica­do pelos shebab é perpetrado depois de o Fundo da ONU para a Infância (Unicef) alertar que o total de crianças com desnutriçã­o na Somália deve subir 50 por cento este ano, o que significa 1,4 milhões de menores, entre os quais 275 mil com risco de morte. A agência da ONU pediu 148 milhões de dólares para ajudas este ano e, até agora, recebeu 47 por cento dos fundos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola