Jornal de Angola

Caála reforça medidas preventiva­s

-

As medidas de prevenção e combate à malária foram reforçadas no início deste mês no município da Caála, na província do Huambo, devido ao aumento de doentes e mortes causadas pela doença.

O facto foi confirmado pelo director da Repartição da Saúde, Albino Ndumbi Ernesto, informando que, entre Janeiro e Abril deste ano, foram diagnostic­ados 1.781 doentes e 22 óbitos.

Comparando com igual período em 2016, disse que houve um incremento de 1.412 doentes e 20 óbitos, cifras que deixam preocupada­s as autoridade­s sanitárias do município e os munícipes.

Para inverter a situação actual, confirmou a existência, no município, de seis mil testes rápidos e 10 mil doses de Coartem, fármaco utilizado no tratamento da malária, e a criação de quatro enfermaria­s, cada uma com 24 camas, para tratar doentes infectados.

O director da Repartição de Saúde informou que foi intensific­ado o programa de divulgação das formas de prevenção e tratamento da doença, assim como a sensibiliz­ação da população para combate aos focos de reprodução do mosquito causador da doença.

Paralelame­nte a estas acções, Albino Ndumbi Ernesto disse que as campanhas de fumigação extradomic­iliar e a aplicação de larvicidas foram intensific­adas, principalm­ente nos bairros Vikassa, Ndongua, Kangola, CRC, Kassoco, Longove, Kantão Paula e na vila do Cuima, onde foram registados, no período em balanço, muitos doentes e óbitos.

Parteiras tradiciona­is

Sessenta e três parteiras tradiciona­is da província do Huambo concluíram ontem um seminário de capacitaçã­o sobre saúde materna, neo-natal e pós-natal, iniciado quarta-feira.

A acção formativa promovida pela associação local das parteiras tradiciona­is visou dotar as participan­tes de melhores habilidade­s para o exercício da sua função de trazer bebés ao mundo.

O responsáve­l da associação das parteiras tradiciona­is, António Lopes Valério, disse que este seminário consta das acções que visam diminuir as mortes maternas e neo-natais na província e dotar as parteiras de conhecimen­tos que permitam realizar os partos em segurança.

Informou que durante três dias foram abordados vários temas inerentes à actividade de trazer bebés ao mundo, entre os quais a importânci­a das consultas pré-natais, realização de partos em segurança, atendiment­os às grávidas, preparação para o parto e complicaçõ­es no período de gestação.

António Lopes Valério realçou o facto das parteiras tradiciona­is terem demonstrad­o, ao longo do seminário, grande interesse em assimilar os novos conhecimen­tos, e terem prometido colocar em prática, o que aprenderam assim como encaminhar às unidades sanitárias casos graves.

Anunciou, para o próximo mês, a realização de outro seminário, do qual participar­ão 60 parteiras tradiciona­is desta província.

 ?? CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Intensific­ado o programa de divulgação das formas de prevenção e tratamento da doença
CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO Intensific­ado o programa de divulgação das formas de prevenção e tratamento da doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola