Jornal de Angola

Médicos aprendem técnicas em diversas especialid­ades

- ESTÁCIO CAMASSETE | Huambo

Os hospitais de algumas regiões do país vão estar melhor servidos nas áreas de especialid­ades quando um grupo de 80 médicos de diferentes províncias, terminar a formação em pós-graduação, que decorre desde Março, no Hospital Geral do Huambo, disse ontem a directora pedagógica e científica do hospital.

O curso é promovido pela direcção pedagógica e científica do Hospital Geral do Huambo e dura entre três e cinco anos, dependendo da área e é frequentad­o por médicos para as especialid­ades de ginecologi­a e obstetríci­a, cirurgia geral, ortopedia, medicina interna, anestesiol­ogia, medicina intensiva, imagiologi­a, maxilo-facial, dermatolog­ia e cardiologi­a.

Os médicos são provenient­es de unidades sanitárias das províncias do Bié, Cuanza Sul, Benguela, Moxico e Cabinda, além dos profission­ais de hospitais da zona anfitriã.

A directora pedagógica e científica do Hospital Geral do Huambo, Natércia de Almeida, explicou que o ano lectivo arrancou em Março deste ano, embora a cerimónia oficial tivesse acontecido apenas na última sexta-feira, com o baptismo dos caloiros. Natércia de Almeida disse que a província do Huambo iniciou a formação de pós-graduação nas especialid­ades das Ciências de Medicina, em 2011. Desde essa data, já graduou 12 médicos nas especialid­ades de medicina interna, pediatria, ginecologi­a e obstetríci­a e cuidados intensivos.

O director geral do hospital, Welema Cipriano, referiu que este número pode crescer, nos próximos anos, com a realização regular deste ciclo de formação.

"Os desafios são ainda árduos uma vez que a província regista um número maior de crianças afectadas pela malária, a principal causa de internamen­to e mortalidad­e", concluiu Welema Cipriano.

 ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hospitais melhoram serviços em várias áreas
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Hospitais melhoram serviços em várias áreas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola