Jornal de Angola

Milhares de alunos inseridos no sistema de ensino no Cunene

-

Um total de 5.427 novos alunos foram inseridos nos vários subsistema­s de ensino durante os últimos cinco anos nos seis municípios da província do Cunene, informou, em Ondjiva, o director da Educação.

Lúcio Ndinoiti referiu que em 2012, o sector da Educação controlava 186.649 alunos matriculad­os, passando actualment­e para 242.079 alunos. Acrescento­u que o aumento de alunos no sistema educativo resulta da construção de mais salas de aulas em diferentes localidade­s da província, bem como o ingresso de novos professore­s.

Nos últimos cinco anos, o sector ganhou 166 novas salas de aula, resultante da construção de 51 escolas do ensino primário nos seis municípios, dos quais cinco do I ciclo nas comunas do Cheidi, Evale, Mupa, Otchinjau, e Oncócua e três do II em Ondjiva e na povoação do Chulo.

Relativame­nte ao ingresso de novos professore­s, salientou a admissão de 820 docentes dos distintos níveis de ensino e lembrou que actualment­e encontra-se na fase final, a conclusão do ingresso de 439 novos trabalhado­res para o regime geral e outros quadros do sector, resultante do processo de admissão de 2014.

Actualment­e a província conta 838 estabeleci­mentos escolares, sendo 768 do ensino primário, 56 do primeiro ciclo e 14 do segundo. Destes, cinco são magistério­s para habilitaçã­o de professore­s e dois para a formação técnico-profission­al. As aulas são assegurada­s por 5.093 professore­s, um número considerad­o insuficien­te dado à procura. O responsáve­l reconheceu o défice que o sector da Educação enfrenta em termos de infra-estruturas escolares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola