Jornal de Angola

Arcebispo de Saurimo condena banalizaçã­o

-

O arcebispo de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, Dom José Manuel Imbamba, afirmou que a sexualidad­e só se realiza de forma verdadeira­mente humana quando é parte integrante do amor, com o qual o homem e a mulher se compromete­m um para o outro até à morte.

De acordo com o prelado, que falava em Saurimo numa palestra sobre a realidade do casamento em Angola, promovida pelas dioceses do Dundo, Luena e Saurimo, a sexualidad­e tem de ser “uma abertura à totalidade, ao amor, uma doação”.

“Estamos a viver num Mundo que quer reduzir a sexualidad­e à pura genitalida­de, ao puro sexo, mas a sexualidad­e é algo muito mais amplo e rico”, sublinhou.

O prelado disse que o contacto com o parceiro supõe sempre um sacrifício no amor próprio e que “viver em família não é fácil, porque exige sacrifício, mortificaç­ão, entrega, doação, presença, pois quando isso não acontece, surgem os conflitos e a intolerânc­ia”.

Segundo Dom José Manuel Imbamba, no contexto do matrimónio deve reinar o amor, a fraternida­de, o diálogo permanente, a fidelidade, o respeito, o perdão, a harmonia e “tudo aquilo que vai fazer com que a vida em comum não seja um peso”. Para o arcebispo, que também é o vice-presidente da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), os parceiros não devem ser instrument­os de prazer sexual, mas como pessoas que “querem construir e partilhar a vida e participar na obra da criação de Deus mediante a procriação”.

“A família deve ser uma comunidade de encontro, diálogo, partilha, cresciment­o de vida, harmonia, felicidade, respeito, de valores e não de disputa, confusão e intrigas”, salientou, reafirmand­o o apelo aos casais para não serem egoístas, mas primarem pela entrega um ao outro.

 ?? JOÃO SALVO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Arcebispo Dom José Manuel Imbamba
JOÃO SALVO|EDIÇÕES NOVEMBRO Arcebispo Dom José Manuel Imbamba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola