Jornal de Angola

Percurso de Viteix em debate

-

O artista plástico Francisco Van-Dúnem “Van” profere hoje, às 18h30, uma palestra subordinad­a ao tema “Uma Visão Holística sobre a vida e obra de Viteix”, no Instituto Camões - Centro Cultural Português, com prelecção do crítico Jerónimo Belo.

Durante a palestra, Van vai relembrar o percurso artístico daquele que é considerad­o uma das maiores referência­s das artes plásticas angolanas do pós-Independên­cia, realça um comunicado de imprensa do centro cultural.

Segundo o comunicado, o trabalho e perfil artístico, pessoal e humano de Vitex marcaram uma geração e continuam a influencia­r actualment­e muitos artistas. Van, que teve o privilégio de ser amigo, conviver e partilhar experiênci­as com Vitex, nesta palestra vai “revisitar” o seu percurso e legado.

Citando as suas palavras, Van ressalta que, “apesar de nunca se falar do homem que viveu entre nós e muito se dedicou à causa artística, tenho a certeza que o seu nome fica marcado na história das artes angolanas. Vítor Manuel Teixeira, ou apenas Viteix (nome artístico), foi alguém que esteve na origem das formulaçõe­s da política da reestrutur­ação orgânica do pelouro da cultura e da captação de recursos humanos qualificad­os para a área artística”.

Van recorda ainda que Vitex “teve um papel importante na captação de bolsas de estudo para jovens em países estrangeir­os, foi artista plástico e promotor cultural, principal impulsiona­dor do associativ­ismo e disseminad­or de núcleos de artes plásticas em Angola, no período que se seguiu à Independên­cia, foi também inexorável na organizaçã­o, no método e na prática”.

Jerónimo Belo, na sua prelecção, vai dar o seu testemunho como amigo de Viteix. “Essa tua visão antecipada das coisas, esse carácter mágico da tua obra, continuam a perseguir o olhar e a transforma­r as tuas telas, quadros, gravuras, numa referência de ontem, de amanhã e de sempre”, disse Jerónimo Belo ao Jornal de Angola.

Viteix, nome artístico de Vítor Manuel Teixeira, nasceu em 1940, em Luanda e faleceu a 10 de Maio de 1993. Estudou Artes Plásticas em Angola e Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola