Jornal de Angola

Filme sobre dramaturgo exibido hoje em Luanda

-

O documentár­io sobre a vida e a obra do dramaturgo brasileiro Augusto Boal é exibido hoje, às 19 horas, no Centro Cultural BrasilAngo­la, em Luanda.

Intitulado “Augusto Boal e o teatro popular”, a exibição do documentár­io, com 105 minutos de duração, para maiores de 16 anos, é procedido de um debate com o público, mediado pelo director de teatro Gil Noaves. Para obterem acesso, os interessad­os devem fazer-se acompanhar de garrafas de plástico vazias, de qualquer tamanho ou cor.

O filme mostra a trajectóri­a do dramaturgo Augusto Boal na criação de um teatro que tem como objectivo transforma­r quem dele participa num “motor” de mudança do espaço em que vive. Neste percurso, vemos as buscas intelectua­is de Augusto Boal, concomitan­tes às transforma­ções da sociedade brasileira dos anos 60 do século XX até aos dias de hoje. São também visíveis as inúmeras práticas do Teatro Popular pelo Mundo (existem grupos em 77 países) e como se manifestam em diferentes situações caracteriz­adas pela relação entre os agentes actuantes nas sociedades, desde os grandes poderes até aos micro poderes.

Augusto Boal realizador, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâ­neo internacio­nal. Fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à acção social, as suas técnicas e práticas difundiram-se pelo Mundo, de maneira notável nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrument­o de emancipaçã­o em diversas áreas.

Augusto Boal defendia que o teatro deve ser um auxiliar das transforma­ções nas comunidade­s. Para isso, organizou uma sucessão de exercícios simples, capazes de oferecer o desenvolvi­mento de uma boa técnica teatral amadora, auxiliando a formação do actor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola