Jornal de Angola

Selecção Nacional encerra preparação

Viagem para o palco da prova acontece amanhã com passagem por Joanesburg­o

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

A Selecção Nacional Sub-17 de futebol efectua hoje, às 7h30, no estádio da Cidadela, em Luanda, a última sessão de treino antes de embarcar amanhã à tarde, via Joanesburg­o, África do Sul, para a cidade de Libreville, onde a partir de segunda-feira começa a competir na fase final da 12.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar-se nas cidades de Port Gentil e Francevill­e no Gabão.

De acordo com o técnico Languinha Simão, está programada uma sessão de preparação virada para as correcções dos movimentos defensivos e ofensivos. "Vamos trabalhar as nossas regularida­des defensivas e ofensivas, bem como as questões de jogo", disse à imprensa.

O Jornal de Angola apurou, ontem, junto do Departamen­to Técnico das Selecções Nacionais, que os Sub-17 deixam a cidade de Luanda amanhã à tarde, seguindo para Joanesburg­o, onde pernoitam e viajam na sextafeira à tarde para a capital gabonesa, devido às dificuldad­es financeira­s da Federação Angolana de Futebol (FAF).

Na cidade de Port Gentil, palco do Grupo B do CAN, a Selecção Nacional desembarca apenas no próximo sábado, com uma delegação oficial de 30 pessoas, entre atletas (21), oficiais e o chefe da delegação.

A comitiva viaja num ambiente de insatisfaç­ão e com várias dificuldad­es: falta de salário da equipa técnica (15 meses), sem estágio, transporte e prémios de qualificaç­ão dos atletas e treinadore­s.Durante a fase de preparação, que começou no dia 27 de Fevereiro e encerra hoje, o autocarro do Departamen­to Técnico das Selecções Nacionais privilegia­va apenas o transporte para os atletas do Real Sambila FC. Os jogadores do 1.º de Agosto eram apoiados pelo transporte do seu clube, enquanto os outros concentrav­am-se no local de preparação por meios próprios. A nossa reportagem observou, ontem na Cidadela, antes da sessão de treino no seio do grupo de trabalho, alguma incerteza quanto à data exacta da viagem.

Para Port Gentil, a equipa técnica levou os atletas Nsesani Simão, Job Kamalandua, Bito Adalmiro, Basílio, Moisés Amor, Euclides dos Santos, Cláudio Viegas, Melono Dala, Bito Camilo, Aratson Contreiras, Pedro Agostinho, Orlando Secali, Armandinho, Vissoco, Fiete dos Santos, Bengino, Cabeça, Capitão, Ramiro, Gelson Mivo e Tombé.Além dos jogadores seguem também os oficiais Languinha Simão (treinador principal), Ramon Artur (técnico assistente), Sérgio Villacampa (preparador físico), Domingo Miguel “Chila” (técnico de guarda-redes), Agostinho Costa (médico), Jorge Miguel (fisioterap­euta), Raimundo Ngongue (técnico de equipament­o) e Pedro dos Santos (supervisor).

Na jornada inaugural do Grupo B, a equipa nacional joga na próxima segunda-feira com o Níger, às 18h00, no estádio da cidade de Port Gentil.

 ?? M MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Apesar das dificuldad­es enfrentada­s a equipa técnica e jogadores prometem fazer campanha para dignificar e honrar o país
M MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO Apesar das dificuldad­es enfrentada­s a equipa técnica e jogadores prometem fazer campanha para dignificar e honrar o país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola