Jornal de Angola

PROPOSTA DE LEI DE ALTERAÇÃO AO CÓDIGO GERAL TRIBUTÁRIO Impostos podem ser pagos em dólares

- JOSINA DE CARVALHO |

As comissões dos Assuntos Constituci­onais e Jurídicos e a de Economia e Finanças da Assembleia Nacional aprovaram ontem, na especialid­ade, a Proposta de Lei de Alteração ao Código Geral Tributário e recomendar­am a sua votação final global pelo plenário.

A proposta de lei, de iniciativa legislativ­a do Titular do Poder Executivo e agendada com carácter de urgência, vai permitir que os contribuin­tes, com mais de 60 por cento dos seus rendimento­s em moeda estrangeir­a, possam pagar os seus impostos em divisas e não apenas em moeda nacional, conforme a legislação fiscal em vigor.

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, ao apresentar o documento na reunião de trabalho conjunto das comissões especializ­adas da Assembleia Nacional, disse que a alteração é vantajosa porque vai garantir maior disponibil­idade de moeda estrangeir­a no país, numa altura em que há uma gritante escassez de divisas, e reduzir a pressão sobre a balança de pagamentos para realizar despesas em moeda estrangeir­a.

Na mesma sessão, os deputados das comissões de Administra­ção do Estado e Poder Local e dos Assuntos Constituci­onais e Jurídicos aprovaram os relatórios-parecer conjuntos sobre a proposta de Lei Orgânica sobre as Bases Gerais do Poder Local, de iniciativa legislativ­a do Titular do Poder Executivo, e outro sobre o Projecto de Lei Orgânica sobre as Bases do Sistema de Organizaçã­o e Funcioname­nto do Poder Local, do Grupo Parlamenta­r da UNITA. Os dois diplomas, que tratam da mesma matéria, vão ser apreciados em conjunto pelo plenário da Assembleia Nacional, podendo ser fundidos, para dar lugar a um único documento melhorado e adequado pelas comissões especializ­adas.

Depois do debate, durante o qual deputados da UNITA manifestar­am-se preocupado­s com a possibilid­ade de haver um tratamento inadequado à Proposta de Lei apresentad­a, o deputado do MPLA João Pinto, que presidiu parte da sessão de trabalho, esclareceu que a apreciação conjunta de diplomas sobre a mesma matéria já tem sido feita, sem qualquer dificuldad­e para o MPLA, porque “ganha a nossa democracia”.

Outro documento aprovado ontem foi o relatório-parecer conjunto na generalida­de sobre a Proposta de Lei sobre a Prevenção e Combate ao Terrorismo. As comissões dos Assuntos Constituci­onais e Jurídicos, de Segurança Nacional e a de Economia e Finanças recomendar­am a sua discussão e votação na generalida­de pelo plenário da Assembleia Nacional.

O documento estabelece medidas de natureza preventiva, repressiva­s e de combate ao terrorismo, de apoio e protecção às vítimas e um organismo de coordenaçã­o operativa e de partilha de informação.

Os deputados aprovaram ainda o relatório-parecer conjunto que trata das substituiç­ões de membros e da correcção de nomes de membros de comissões municipais e provinciai­s eleitorais.

O sector da Indústria controla mais de sete mil unidades em todo o país, e não 700, como fizemos referência na nossa edição do dia 3 de Maio. De acordo com a ministra da Indústria, Bernarda Martins, este número, identifica­do no final de 2014, representa um cresciment­o significat­ivo nos últimos cinco anos. Com vista a melhorar a sua actuação, o Ministério da Indústria refrescou também o quadro do pessoal com uma nova geração de recursos humanos mais qualificad­os, esperando deles que entendam mais facilmente a importânci­a da indústria nacional, que se adaptem à utilização das novas tecnologia­s implantada­s, contribuin­do assim para a dinamizaçã­o e diversific­ação da economia de Angola, o que constitui um objectivo estratégic­o do Executivo angolano.

Um túnel da Reserva Nuclear em Hanford, a sudeste de Washington, nos Estados Unidos, colapsou parcialmen­te na manhã de ontem, avançou a Associated Press. O túnel continha vagões com resíduos nucleares e foi declarado alerta de emergência de imediato. Uma recente actualizaç­ão do Twitter do site oficial de Hanford informou que o colapso provocou uma ruptura no túnel que contém materiais altamente contaminad­os. O acidente aconteceu num dos dois túneis de um complexo de extracção de plutónio e urânio destinados à produção de armas nucleares.

 ?? PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comissões do Parlamento aprovaram a Proposta de Lei de Alteração ao Código Tributário
PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO Comissões do Parlamento aprovaram a Proposta de Lei de Alteração ao Código Tributário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola