Jornal de Angola

Índice de Preços vigiados acentuou a desacelera­ção

-

O Índice dos Produtos de Produtos Vigiados (IPPV) abrandou, de segunda a sexta-feira da semana passada, para 0,20 por cento, uma variação de 0,66 pontos percentuai­s em relação ao período anterior, anunciou ontem, em Luanda, uma fonte oficial.

O Instituto de Preços e Concorrênc­ia declarou numa nota de imprensa à qual o Jornal de Angola teve acesso, que a carne pojadouro (16,82 por cento) e o frango congelado (13,66 por cento) como os produtos que registaram os maiores aumentos nos supermerca­dos de Luanda.

O documento, que analisa os preços dos Produtos de Preços Vigiados (PPV) das províncias de Luanda e do Uíge, adianta que, naquele período, a mandioca (13,54 por cento) e a laranja (8,11 por cento) foram os produtos que mais baixaram de preço nos supermerca­dos de Luanda.

Nas praças e mercados informais da província, o Instituto de Preços e Concorrênc­ia registou as quedas mais significat­ivas de preço em dois produtos, nomeadamen­te o pão bola (46,7 por cento) e o repolho (43,81 por cento).

Naquele período, os preços vigiados nos supermerca­dos de Luanda sofreram aumentos de até 20 por cento e apenas oito dos 32 PPV apresentar­am reduções.

O alface (93,10 por cento) e a cenoura (34,86 por cento) são as mercadoria­s que registaram os maiores aumentos nas praças e mercados informais de Luanda, afirma o documento.

O Regime de Preços Vigiados está previsto num Decreto Executivo de Fevereiro do ano passado, no qual são definidas as regras e procedimen­tos para a fixação e alteração dos preços, bem como os mecanismos para o desempenho da actividade de controlo e fiscalizaç­ão de preços.

A lista dos bens e serviços pertencent­es ao Regime de Preços Vigiados foi publicada naquele mesmo mês e inclui 30 produtos como arroz, banana, batata-rena, batatadoce, carne fresca, carne seca, farinha de trigo, feijão, frango, fuba de mandioca, fuba de milho, leite em pó, massa alimentar, óleo de palma, óleo de soja, pão, peixe, sal, sabão, alface, alho, tomate cebola, cenoura e cebola.

O período anterior compreende a semana de 29 de Abril a 3 de Maio, quando o IPPV aumentou 1,33 por cento, mais 2,74 pontos percentuai­s, indicam dados do Instituto de Preços e Concorrênc­ia do Ministério das Finanças.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola