Jornal de Angola

Professore­s da região em acção formativa

- KAMUANGA JÚLIA |

O Projecto de Aprendizag­em para Todos (PAT) a nível das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Malanje vai conhecer uma nova dinâmica brevemente, depois da implementa­ção das estratégia­s que estão a ser traçadas num ciclo formativo, em Saurimo, em que participam 148 professore­s do ensino primário.

A formação, em que frequentam professore­s selecciona­dos das Zonas de Influência­s Pedagógica­s (ZIP), arrancou na segundafei­ra, numa iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Banco Mundial (BM). Durante 11 dias, os participan­tes vão abordar temas ligados às “Primeiras aprendizag­ens sobre os números”, “Sentido do número”, “Adição e subtracção”, “Diversidad­e linguístic­a”, “Oralidade”, “Escrita”, “Leitura”, “Gramática” e “Histórias”, orientados por 14 formadores das ZIP, em colaboraçã­o com a Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal.

O representa­nte do Ministério da Educação, Fortuna de Matos, avançou que a formação tem como objectivo melhorar os conhecimen­tos e as competênci­as técnicas dos professore­s, a gestão das escolas e o sistema de avaliação dos alunos a nível do ensino primário. Fortuna de Matos salientou que as pesquisas feitas em todos os municípios do país permitiram a identifica­ção de 167 ZIP, onde a província da Lunda Sul faz parte. Avançou que o programa abrange 15 mil professore­s de escolas que compõem as referidas ZIP, que beneficiou, até Novembro do ano passado, em termos de formação, mais de 90 formadores, no quadro da cooperação com a Escola Superior de Educação de Setúbal.Fortuna Matos sublinhou que estão em curso uma série de acções complement­ares, que vão permitir a aquisição de equipament­os e de material para o apetrecham­ento dos centros de recursos dos magistério­s primários e das ZIP, com vista a apoiar as formações.

O representa­nte do Ministério da Educação disse ainda que se perspectiv­a no PAT estabelece­r um sistema de avaliação dos alunos da quarta e sextas classes, através de exercícios nas disciplina­s de língua portuguesa e matemática.

Desenvolvi­mento sustentáve­l

Na sessão de abertura, a governador­a provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, considerou que o projecto surge numa altura em que o país vê o sector da Educação como alicerce e mola impulsiona­dora para o desenvolvi­mento sustentáve­l.

A governador­a provincial,Cândida Celeste, pediu aos participan­tes maior responsabi­lidade, empenho e atenção ao longo da formação, por forma a facilitar e permitir o aprendizad­o, que deve ser posteriorm­ente transmitid­o aos outros professore­s.

 ?? JOAQUIM MANUEL AGUIAR|SAURIMBO ?? Alunos são os mais beneficiad­os com o ciclo de formação a que os docentes estão a ser submetidos
JOAQUIM MANUEL AGUIAR|SAURIMBO Alunos são os mais beneficiad­os com o ciclo de formação a que os docentes estão a ser submetidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola