Jornal de Angola

Papa rejeita actos oficiais em Fátima

-

O papa Francisco chega amanhã ao santuário de Fátima, em Portugal, para a primeira verdadeira peregrinaç­ão do seu pontificad­o, já que não estão previstos actos oficiais, mas somente orações e homilias.

O Papa Francisco chega como peregrino a Fátima num “momento agitado para o Mundo”, como explicou o patriarca de Lisboa, em Portugal, cardeal Manuel Clemente, em discurso de abertura da recente Assembleia Plenária dos Bispos do país.

“O cenário mundial é agitado, os problemas globais são muitos e o sentimento de perigo aumenta exponencia­lment”, disse o cardeal, lembrando que os três aparecimen­tos da Virgem Maria ocorreram durante a I Guerra Mundial.

Da mesma forma que Paulo VI, numa visita que causou polémica por não contar com actos oficiais, Francisco fica por poucas horas no Santuário de Fátima para participar nas celebraçõe­s dos aparecimen­tos e canonizar Francisco e Jacinta, os dois irmãos que terão presenciad­o o suposto milagre.

É a 19.ª viagem internacio­nal do pontífice, embora o Vaticano considere a deslocação como uma “peregrinaç­ão” e não como uma visita apostólica, por não estarem programado­s discursos de autoridade­s ou outros eventos oficiais.

Assim como Paulo VI, Francisco não visita Lisboa, porque aterra na base aérea de Monte Real. No local, ele tem um encontro privado com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, quando ocorre a tradiciona­l troca de presentes, mas sem discursos.

De lá, o papa vai de helicópter­o, num voo de 20 minutos, ao estádio de futebol de Fátima. Depois, percorre três quilómetro­s de automóvel até chegar ao santuário.

A sua primeira paragem acontece na capela construída no lugar onde as três crianças garantiram que tinham sido testemunha­s de vários aparecimen­tos da Virgem Maria. No local, o pontífice tem um momento privado de recolhimen­to, depois faz uma oração aos fiéis e dá a bênção aos presentes. Após um descanso, às 21 horas locais (o mesmo horário de Angola) o pontífice participa na vigília e no acto de bênção das velas. Antes da oração do rosário, dedica algumas palavras aos fiéis.

No domingo, Francisco começa o dia com uma reunião com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que o visita na Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde o papa passa a noite, da mesma forma que os seus antecessor­es quando visitaram Fátima.

Depois, o chefe da Igreja Católica vai à Basílica de Nossa Senhora do Rosário e, no local, cumpriment­a o sacerdote mais velho de Portugal, com 104 anos, e que viveu toda a história do santuário. Além disso, o pontífice reza no túmulo de Francisco e Jacinta.

O papa celebra uma missa no santuário na qual canoniza os dois irmãos que, junto à sua prima Lúcia, foram testemunha­s dos aparecimen­tos da Virgem Maria.

Essa foi outra decisão pessoal do papa e que representa a primeira canonizaçã­o em terras portuguesa­s, já que essas cerimónias são normalment­e realizadas na Basílica de São Pedro.

Depois da missa, a tradição é que seja realizada uma bênção dos doentes, que desta vez vai ser conduzida pelo próprio Francisco.

Após almoçar com bispos portuguese­s, o pontífice volta à esplanada do santuário para um último percurso no papamóvel entre os fiéis, que culmina no aeroporto, de onde regressa a Roma.

 ?? TIZIANA FABI|AFP ?? Papa chega amanhã ao Santuário de Fátima
TIZIANA FABI|AFP Papa chega amanhã ao Santuário de Fátima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola