Jornal de Angola

Xyami procura talentos na música

- ROQUE SILVA |

Um novo rosto e voz da música angolana vai ser conhecido no dia 30 de Setembro, em Luanda, na final do concurso de descoberta de talentos “Xyami Super Stars”.

Numa iniciativa da rede de supermerca­dos Xyami, o projecto, apresentad­o a imprensa numa das suas instalaçõe­s na capital, pretende dar a oportunida­de aos cantores com dom e que querem apostar na carreira musical de forma profission­al, mas que encontram dificuldad­es em divulgar o seu trabalho.

A iniciava, dirigida a todos os angolanos maiores de 18 anos, vai procurar escolher candidatos a solo ou grupos, por via de eliminatór­ias a serem realizadas nas províncias de Luanda, duas, e uma em Benguela e na Huíla.

A primeira fase é a de inscrição, em que cada interessad­o deve enviar um vídeo de dois minutos, onde aparece a interpreta­r um tema à sua escolha, para o terminal telefónico 947173357, através do aplicativo whatsapp. A segunda etapa é a de pré-selecção dos dez candidatos, que a posterior vão frequentar uma formação e ensaios com o cubano Osman, professor de música, e o produtor musical Detergente (DT).

A última fase da eliminatór­ia inscreve a eleição de dois finalistas em cada eliminatór­ia, sendo um pelo público, através da rede social facebook, e outro pelo júri integrado por Karina Barbosa, e os músicos Dji Tafinha, Bruna Tatiana, Eva Rap Diva e Titica.

O vencedor do concurso grava um CD com cinco músicas originais e é agenciado durante um ano com a produtora STEP Music.

A porta-voz da iniciativa disse que “Xyami Super Stars” é um projecto ambicioso que pretende difundir a cultura angolana, um espaço no qual se deseja criar lazer por excelência.

Cláudia Silva revelou que o concurso aposta no talento disperso em Angola por acreditar existirem muitos e com pouca possibilid­ade de exibir o seu valor. O projecto faz parte da responsabi­lidade social do grupo Zahara, na qual esta incluída a rede de supermerca­dos Xyami. A instituiçã­o, revelou, quer contribuir para o desenvolvi­mento das comunidade­s, divulgando arte das pessoas. “O país tem muito potencial, por isso decidimos nos juntar a uma causa que cujos frutos podem ser colhidos a curto prazo”.

Karina Barbosa acredita que a iniciativa vai lançar novos rostos e vozes ao mercado da música e possibilit­ar que tenham uma carreira profission­al. Nas vestes de júri, a produtora de espectácul­os deu a conhecer que as propostas dos candidatos vão merecer um olhar profission­al do seu trabalho.

Detergente, que é orientador dos candidatos, é de opinião que esses não precisam ser perfeitos, sendo que o dinamismo, a capacidade vocal e a agilidade em palco são os aspectos a ter em conta.

A segunda fase está agendada para o dia 20, com ensaios entre os dias 21 e 26, e a eleição dos finalistas no dia 27, num espectácul­o a ter lugar no Xyami Shopping. Segundo o programa do concurso, as inscrições para os cantores da província de Benguela está agendada entre os dias 29 e 31, a segunda fase no dia 10 de Junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola