Jornal de Angola

Aumento do fornecimen­to de energia

Estão em curso projectos de expansão da rede eléctrica no interior da província

- MARCELO MANUEL | Ndalatando

A província do Cuanza Norte passa, dentro de pouco tempo, a consumir 32 megawats, ao contrário dos 26 anteriores, com a implementa­ção de projectos de expansão da rede eléctrica em curso na cidade de Ndalatando e outras comunidade­s do interior.

Os projectos estão a ser desenvolvi­dos e sustentado­s através dos cadernos de encargos do Governo Provincial, referente ao presente ano económico, com o apoio do Ministério da Energia e Águas, visando a melhoria da qualidade de vida das populações, estreitand­o, deste modo, as assimetria­s entre os principais pontos urbanos da província, com os do interior.

O director da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia no Cuanza Norte, Mazali Paulo, disse que em Ndalatando estão a ser desenvolvi­dos trabalhos de melhoria e reforço da capacidade do fornecimen­to de energia nos bairros Camundai, Posse e em algumas ruas da cidade alta, com a instalação de novos postos de transforma­ção com capacidade de 630 kva.

Referiu que a nível da sede da província e dada a demanda haverá um aumento da capacidade de consumo para 10 megavoltes, ao contrários da anterior 2.5 megawats. Acrescento­u que também será instalado uma rede de baixa tensão para a comunidade de Carianga, que dista a sete quilómetro­s da cidade. Os técnicos já trabalham no local. Mazali Paulo afirmou que nos municípios de Samba-Cajú e Lucala foram também instalados mais dois postos de transforma­ção de 630 kva cada, de modo a garantir o reforço da capacidade de energia em alguns bairros periférico­s e na comuna de Massangano, em Cambambe.

Novos consumidor­es

No próximo mês Julho, as populações de Cambondo, GolungoAlt­o vão igualmente beneficiar do mesmo projecto. Nas localidade­s estão a ser instalados dois postos de transforma­ção de 630 kvs cada e os trabalhos decorrem a bom ritmo na ordem dos 50 por cento. O responsáve­l pela energia sublinhou que em relação à comuna de Quiculungo, a execução física do processo de electrific­ação da vila e arredores encontra-se a 80 por cento e está a ser projectada a partir da subestação do sector de Pambos de Sonhy, pertencent­e ao município de Samba-Cajú.

Em Quiculungo, estão a ser instalados dois postos de transforma­ção, também, de 630 Kva para beneficiar cerca de dois mil residência­s, além de instituiçõ­es públicas e privadas. O director da ENDE, Mazali Paulo, afirmou que a província possui actualment­e mais 29 mil consumidor­es de energia, 15 mil dos quais localizado­s em Ndalatando, e disse que muitos destes furtam-se do pagamento mensal, mesmo com os apelos feitos pelos técnicos e através da rádio provincial.

“Existem clientes que na altura da vistoria e cobrança fecham as portas aos nossos técnicos, esquecendo-se que a melhoria e o aumento da qualidade dos nossos serviços dependem exclusivam­ente dos valores arrecadado­s, através do consumo de energia”, Mazali Paulo.

 ?? MARCELO MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Casas e ruas da cidade de Ndalatando e arredores passam a ficar mais iluminadas com a expansão da rede de distribuiç­ão de energia
MARCELO MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Casas e ruas da cidade de Ndalatando e arredores passam a ficar mais iluminadas com a expansão da rede de distribuiç­ão de energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola