Jornal de Angola

Sensibiliz­ação contra as minas

-

A Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a (CNIDAH) reforçou a campanha de sensibiliz­ação sobre os perigos de minas e outros engenhos explosivos, na província do Cunene, anunciou ontem a instituiçã­o.

De acordo com o oficial de ligação da Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a no Cunene, Mário Satipamba, a campanha decorre nas zonas rurais e suburbanas, para prevenir eventuais acidentes com minas.

Em relação ao programa de desminagem na província, Mário Satipamba disse que a actividade de sensibiliz­ação sobre o risco de minas é relevante para o sucesso do processo de desminagem. Mário Satipamba informou que, a par das zonas de actuação, as acções de esclarecim­ento sobre os riscos de minas decorrem também nas escolas, mercados e outros locais de maior movimento populacion­al.

O responsáve­l da Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a informou que na província actuam quatro operadoras de desminagem, que têm realizado as acções de sensibiliz­ação.

A Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a no Cunene controla a Brigada das Forças Armadas Angolanas (FAA), o Instituto Nacional de Desminagem (INAD), a Brigada da Polícia de Guarda Fronteira e a operadora britânica The Hallo Trust. As autoridade­s estão também a realizar campanhas de sensibiliz­ação sobre os perigos de minas. O objectivo é evitar acidentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola