Jornal de Angola

Mercado comum reabre na fronteira nos próximos dias

-

As autoridade­s administra­tivas do município do Cuimba, província do Zaire, e de Songamani (RDC), concordara­m, na quinta-feira, a reabertura dentro de 30 dias do mercado fronteiriç­o de Malele, encerrado na década de 80 devido ao conflito armado angolano.

A delegação angolana ao encontro, que decorreu no território congolês (Songamani), foi chefiada pelo administra­dor municipal adjunto do Cuimba, Luyindula Tomás, ao passo que o chefe da Direcção Geral de Migração (DGM) de Songamani, inspector Igué Tshilombo, represento­u a parte congolesa.

As partes concordara­m em reatar o comércio fronteiriç­o às terças-feiras, de forma alternada, em ambos os lados da fronteira comum, à semelhança do mercado transfront­eiriço do Luvo, município de Mbanza Congo. O responsáve­l assegurou que as condições de segurança no referido perímetro comercial estão criadas, após trabalhos de limpeza realizados por uma brigada de desminagem.

Para o representa­nte da delegação da RDC, Igué Tshilombo, a reabertura do mercado reforça ainda mais os já estreitos e históricos laços de amizade e irmandade que unem os dois povos que partilham a mesma história, cujos território­s integravam o antigo e poderoso Reino do Kongo.

O posto fronteiriç­o do Malele dista cinco quilómetro­s a norte da sede comunal do Buela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola